Mario Palestras

PROGRAMA MOTIVAÇÃO E INOVAÇÃO

Acesse: https://www.facebook.com/MotivacaoInovacao

Site: www.mariopalestras.com.br

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Você vive no passado ou no presente?



Como foi seu dia de ontem?
Desejo então que na próxima vez que nos encontrarmos, o seu passado tenha melhorado.

Estranhou?

Então, imagine a seguinte situação: você dirigindo por uma estrada, apenas olhando o caminho pelo retrovisor, se guiando pelo caminho já percorrido.  Quer dizer olhando para as cenas dos lugares pelos quais você já passou! Agindo assim, você estará sujeito a se envolver em acidentes, por não prestar atenção na estrada pela qual segue. Em possíveis obstáculos, curvas perigosas que exigem uma redução na velocidade. Isso também não permitirá você tomar as decisões necessárias no tempo certo, como desviar de um buraco na pista, escolher a saída correta para chegar ao destino desejado.

Bom, não é meu objetivo dar uma aula de direção defensiva em automóveis para você.
Usei este exemplo para chamar atenção sobre um detalhe importante na vida!
Sobre a forma, como muitos dirigem a própria vida. Quero dizer: avançam pela estrada da vida olhando apenas pelo retrovisor, se orientam apenas pelo caminho já percorrido e não a percorrer.
Esta é uma atitude de quem vive apenas olhando para aquilo que já passou e toma grande parte de suas decisões baseadas nas experiências passadas. Se isso estiver acontecendo em algum momento com você. Sugiro tomar uma decisão muito importante e mudar de atitude imediatamente.  Começando a olhar para a estrada, prestar atenção de verdade no caminho. O retrovisor deve ser usado em algumas situações para ver se não fez nenhuma “barbeiragem”. Ou se algo se aproxima para ultrapassá-lo.  Mas nenhuma decisão importante deve ser tomada por causa daquilo que já passou. Deve sempre ser baseada naquilo que está na sua frente.  Preste atenção na estrada, na paisagem que tem pela frente, nas possibilidades que o caminho apresenta realmente. Claro que nele também podem ocorrer situações reais de perigo, dos quais desviará a tempo.  Não deixará passar um novo caminho que poderá levar você mais próximo ou mais rápido ao seu destino. Ainda poderá encontrar alguém durante a viagem que necessitará de carona, ou de um socorro, para seguir viagem. Ainda poderá apreciar melhor cada instante da viagem, seguindo orientação das sinalizações de velocidade e obstáculos.  Não esqueça que ao final de uma jornada você deverá saber, ou ter certeza que a viagem valeu à pena e levou você para mais próximos do seu objetivo. Para isso deve saber que pelo menos, dirigiu na direção certa o tempo todo.

Agora, para finalizar, quero deixar claro, que esta metáfora nada mais é do que um toque para que não deixe que nossa vida hoje, seja simplesmente um reflexo daquilo que aconteceu contigo no passado. Ele não poderá ser resgatado. Foi sim, uma escola, que tenha lhe trazido experiências e aprendizados. Mas nunca a causa de seus medos atuais ou motivador para não tomar uma decisão mais ousada. 

Afinal, este momento, o dia de hoje é tem um nome especial! É chamado de PRESENTE.

Por isso mesmo que deve valorizá-lo, pela oportunidade que é de escolher seu caminho. Escolher a velocidade e o destino. Mas especialmente escolher em companhia de quem gostaria de viajar.

Olhe pra frente. Dirija-se para onde teus sonhos levarem. Com metas definidas e um destino claro para buscar.

Faça diferença na vida das pessoas

Indique meu Blog: http://www.psicologiadopensamento.blogspor.com/