Mario Palestras

PROGRAMA MOTIVAÇÃO E INOVAÇÃO

Acesse: https://www.facebook.com/MotivacaoInovacao

Site: www.mariopalestras.com.br

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Conheça os benefícios dos chás para saúde




Conheça os benefícios dos chás para saúde:




Se há algo que todos deveríamos copiar dos ingleses é a famosa hora do chá. A bebida milenar traz inúmeros benefícios para a saúde, mas ainda é pouco consumida no Brasil.



Na verdade, as pessoas conhecem tão pouco sobre essa bebida que muitos nem imaginam que os chás derivam todos da mesma planta, a cammelia sinensis, e que o processo de oxidação acaba por diferenciar os tipos.



O procedimento é responsável pela mudança na cor das folhas, bem como seu sabor e a quantidade de antioxidantes presentes. O chá preto, por exemplo, é o que passa por mais alterações. Como consequência desse processo, há uma diminuição drástica do seu poder antioxidante.



O chá verde, que não passa pela etapa de oxidação das folhas, tem alta concentração de polifenóis e antioxidantes, é um aliado na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e infecções. Além, claro, de acelerar o metabolismo e facilitar a perda de peso.



O chá branco é o menos processado, logo é o que mantém melhor todas as propriedades benéficas da bebida. O chá amarelo contém basicamente as mesmas características que o verde, com o atrativo de ser uma variedade mais saborosa.



Já o chá vermelho, conhecido como devorador de gorduras, também varia do verde, porém sofre um processo de fermentação mais demorado.

Desidratação e retenção líquida também podem ser combatidas com a ingestão de chás

Rigorosamente falando, essas seriam as únicas bebidas que poderiam ser chamadas de chá. Mas hoje as misturas de água quente com folhas, flores e até frutas também são conhecidas por esse nome. Nesse grupo entram camomila, erva cidreira, erva-mate, boldo e etc.



Conheça os benefícios dos chás para saúde:

Chá de Camomila: bom antiinflamatório, age também contra perturbações estomacais e a insônia.

Chá de Cavalinha: diurético e antiinflamatório, combate o colesterol e é revitalizante.

Chá de erva cidreira: acalma, além de combater cólicas e aliviar desconforto acusado por gases.

Chá de hortelã ou menta: regula o funcionamento do intestino e evita irritações gástricas.

Chá de valeriana: calmante natural, é perfeito para tratar distúrbios do sono.

Chá de Malva: indicado contra tosse e doenças da laringe.

Chá de gengibre: acalma o aparelho digestivo e é energizante.



Independente das características de cada tipo, beber chá entre as refeições pode ser um santo remédio. A bebida ajuda na reposição hídrica, já que o corpo absorve a água quente mais rapidamente que a gelada, melhora a digestão, ajuda a prevenir prisão de ventre e até pedras nos rins. Desidratação e retenção líquida também podem ser combatidas com a ingestão da bebida.



Mas atenção: nada de ir ao mercado popular e comprar folhas desconhecidas ou indicadas por leigos para preparar uma infusão. Alguns chás podem causar efeitos adversos. Mulheres grávidas ou pacientes de câncer devem redobrar os cuidados em relação à bebida.



Nenhum comentário: