Mario Palestras

PROGRAMA MOTIVAÇÃO E INOVAÇÃO

Acesse: https://www.facebook.com/MotivacaoInovacao

Site: www.mariopalestras.com.br

terça-feira, 24 de maio de 2011

Bullying e Cyberbullying um desrespeito ao próximo


Bullying  um desrespeito ao próximo:
Violência física ou psicológica por ameaça ou intimidação

Eu me recuso em acreditar que nós somos capazes de contribuir para que isso seja possível.
Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma.  O bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo especifico de instituição: primaria ou secundaria, publica ou privada, rural ou urbana...
Este termo compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas entre iguais (estudantes) que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais contra outros, causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, que tornam possível a intimidação da vítima.
Bullying tem a ver com fazer com que alguém se sinta inseguro, insignificante ou amedrontado, excluindo essa pessoa de atividades, jogos ou de um grupo social, ignorando-os deliberamente. Estes comportamentos agressivos sempre existiram, mas o que mudou foi a intensidade de sua freqüência e de seu teor agressivo, reflexo de um mundo capitalista e individualista, cada vez mais bélico e carente de humanidade.
O bullying existe na família, nas ruas, no bairro e na escola.
De 40% a 50% do bullyng acontece dentro da escola, nas salas de aula e na aula de educação física.
As vitimas do bullying recebem agressão e humilhação, onde ocorre o isolamento, choro, faltas freqüentes, manchas no corpo, ranger dos dentes e etc.
Os envolvidos são os professores, funcionários, pais e alunos.
Devemos estar atentos a qualquer mudança do aluno e isso é de responsabilidade do professor, pois só ele pode ter esse olhar diferenciado sobre o comportamento dos alunos. Um acompanhamento dos pais na escola, no Orkut, nas notas, nas faltas e no comportamento, é fundamental para evitar o surgimento e a proliferação dos casos. Como o bullying e o cyberbullying.
É fundamental um trabalho com uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de prevenir e auxiliar os envolvidos, a escola tem papel importante na orientação dos alunos, professores, funcionários e pais. Devemos levar até a escola programas, debates, filmes e exemplos, de como o bullying é uma maneira silenciosa de se fazer violência contra o outro. Onde o desrespeito e a individualidade estão presentes.

                                                                                                          

  



Ciberbullying

Você ou algum conhecido seu recebe constantemente mensagens no celular, e-mails, recados no blog ou no site de relacionamento com xingamentos, ofensas e humilhações? Isto é um caso de Ciberbullying, uma violência grave que não pode ser encarada como apenas uma brincadeirinha entre colegas. Se já foi vítima, saiba que você não tem culpa. Isso é ação de alguém mal educado e mal intencionado que deve ser responsabilizado.







         

Caso você tenha recebido ou encontrado algum site com cenas de pornografia infantil, racismo, tortura, xenofobia, apologia a crimes contra a vida ou demais conteúdos que violem os Diretos Humanos, denuncie. É rápido e anônimo. Sua denúncia será encaminhada para as autoridades responsáveis pelas investigações.
- Como se proteger de adultos mal intencionados na Internet?
- O que faço se alguém tentar me intimidar ou chantagear online?
- Como saber se posso confiar em um amigo virtual? Posso encontrá-lo presencialmente?
Caso não tenha esclarecido todas as suas dúvidas com a Cartilha e com as Dicas, entre em contato com a equipe de prevenção da SaferNet. Podemos também orientar pais, professores e Lan Houses em casos específicos ou que ainda não estejam contemplados neste portal.
Identifique sua necessidade no título do e-mail e encaminhe para:
prevencao@safernet.org.br
Caso saiba de alguma criança ou adolescente que esteja sendo aliciada, chantageada ou ameaçada pela Internet, você precisa denunciar também ao Conselho Tutelar ou por meio do Disque 100 para proteger imediatamente a vida da vítima. 
Nossa equipe conta com um psicólogo profissional. Estamos aguardando o resultado da solicitação do credenciamento junto ao Conselho Federal de Psicologia para iniciar também o trabalho de orientação psicológica.








Nenhum comentário: