Mario Palestras

PROGRAMA MOTIVAÇÃO E INOVAÇÃO

Acesse: https://www.facebook.com/MotivacaoInovacao

Site: www.mariopalestras.com.br

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Como usar a criatividade para resolver um problema...


Como usar a criatividade para resolver um problema...


Tudo é possível... Acredite que há sempre uma solução para qualquer problema, por mais complexo e difícil que nos pareça. (C. Torres Pastorino)

Certa vez um professor de criatividade de uma universidade procurava submeter seus alunos a algumas tarefas inusitadas.

Em certa ocasião pediu para seus alunos que tentassem trazer para a próxima semana a medida exata de um edifício de 32 andares situada à avenida principal da cidade.
Para tanto ofereceu a cada aluno uma fita métrica, uma tesoura, uma bolinha de pingue-pongue...
Passada a semana, com todos os alunos na sala, o professor perguntou:

- Quem trouxe a medida solicitada?

- Eu! - respondeu rapidamente o primeiro aluno, certo do seu resultado.
- Quais as medidas? - perguntou o professor.
- 68 metros. - respondeu o aluno.
- Como conseguiu? - continuou o professor.
- Fácil - respondeu o aluno - Joguei a bolinha de pingue-pongue no ar.
Medi a densidade do ar e calculei o tempo de queda e apliquei o Teorema de Pitágoras...

- Errado - proclamou com convicção o professor - Quem mais calculou a medida? Pediu novamente o professor.
- Eu calculei professor. - levantou o segundo aluno - Aproveitei no momento em que o sol projetava a sombra do prédio na calçada, medi a sombra, calculei a distância projetada em cada esquina, joguei no computador esses dados e consegui esse resultado: 68.45m.

- Errado! - mais uma vez exclamou o professor - Quem mais, perguntou o professor. Um terceiro aluno pede licença e começa a explicar:
- Aluguei uma escada de Magirus (aquela dos bombeiros), medi até o vigésimo andar que foi o quanto a escada alcançou. Calculei a diferença baseado na primeira parte. Subi pelo elevador até o terraço e de lá lancei uma fita até o 20o andar. Depois medi a fita para tirar qualquer dúvida. Deu 67.42m. Tenho certeza que a minha medida está correta.

- Errado! - declarou o professor para desespero da classe que essa altura estava envolta em silêncio.
- Os demais alunos ficaram com receio do ridículo. Ninguém conseguiria.

Um silêncio sepulcral toma conta da sala! De repente, um aluno tido como medíocre exclamou do fundo da sala:

- Eu tenho.

- Quanto deu? - solicitou o professor, incrédulo.

- 69.20m - respondeu o aluno.
- Perfeito! Correto! Parabéns!
- Ótimo! Como conseguiu? - perguntou surpreso o professor sob o aplauso dos demais alunos.
- Foi fácil! - começou o aluno:
- Fui até o escritório do síndico do prédio. Pedi a planta do imóvel. Lá estavam todas as medidas, inclusive a da altura! Apresentou orgulhosamente o aluno.
Quantas vezes você já tentou resolver um problema ou encontrar uma solução para alguma situação pessoal ou profissional através de fórmulas miraculosas?
E assim acontecem todos os dias, quando muitas pessoas, na incessante procura da solução vão em busca de fórmulas complicadas, de difícil aplicação, se esquecendo que muitas vezes a solução está bem no meio do cérebro.

Muitas vezes vão procurar fora a solução que está dentro de cada um... E a solução mais fácil está bem próxima como exemplo, trabalhar mais, com mais persistência, com mais criatividade!

Que tal nos determos examinando nossos problemas e como solucioná-los com mais facilidade?

Faça diferença na sua vida...

Indique para um amigo esse texto...

Nenhum comentário: