Pesquisadora acredita que vida online é "uma versão exagerada da identidade do dia a dia"
Michele realizou uma pesquisa com 427 usuários adultos do Facebook e descobriu que eles têm entendimentos complexos de sua apresentação na rede, que vão além do narcisismo. A pesquisadora diz que a foto do perfil "representa o corpo do usuário no ambiente online" e é a forma mais concreta de auto-representarão, podendo ser percebida como uma "identidade implícita", na qual se lança mão de traços da personalidade.
Em alguns casos, quem visita um perfil pode ter a impressão equivocada de que a pessoa é mais popular, atraente e autoconfiante do que talvez seja realmente. Até mesmo o número de amigos influi, o que indica que pertencer a um grupo grande pode servir como ferramenta para impressionar e se autopromover.
É preciso, no entanto, entender a diferença entre identidade — o que sabemos que somos — e imagem — o que transmitimos aos outros. Ou seja, ao escolher uma imagem para o perfil, tenta-se passar uma idéia do que se quer ser. Dentro disso, entram adjetivos infinitos como, antenado, culto, amoroso ou sério.
Michele acredita que a vida online é, para a maioria, "uma versão exagerada da identidade do dia a dia".
— A maioria dos usuários do Facebook cria uma identidade que reflete a pessoa que espera ser — explica.
As escolhas de cada um no Facebook
Mulheres
:: Tendem a colocar mais fotos em grupo.
:: Atualizam a página com mais frequência.
:: Preferem fotos em que estejam sorrindo.
:: Atualizam as fotos com mais frequência.
:: Têm duas vezes mais visualizações, marcações e uploads no Facebook.
:: Preferem olhar fotos de mulheres que não conhecem.
Homens
:: Usam a rede para paquerar.
:: Preferem fotos com mulheres.
:: Preferem ver fotos de mulheres desconhecidas.
:: 8,9% dos entrevistados preferem fotos de objetos a reais.
:: 6,6% dos entrevistados dizem preferir fotos em que se sintam "únicos", contra 2,4% das mulheres.
:: 12,6% dos rapazes disseram nunca ter mudado a foto de perfil, contra 6,5% das moças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário