Mario Palestras

PROGRAMA MOTIVAÇÃO E INOVAÇÃO

Acesse: https://www.facebook.com/MotivacaoInovacao

Site: www.mariopalestras.com.br

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Conheça os perigos do estresse feminino


Conheça os perigos do estresse feminino
Mulheres brasileiras estão entre as mais estressadas


Trabalho, tarefas domésticas, filhos, marido. Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, às vezes é difícil manter a calma.

Estudo realizado pela Nielsen Company em 21 países e divulgado em julho apontou que 67% das brasileiras se dizem estressadas. O resultado deixa o país em 4º lugar no ranking de estresse feminino, à frente de países como a Nigéria e a Malásia. A pesquisa creditou a causa do mal aos múltiplos papéis desempenhados pela mulher na sociedade - em economias emergentes, como no caso do Brasil, seria mais difícil conciliar vida profissional e vida pessoal.

Segundo especialistas, o estresse não é completamente ruim. Em fase inicial, ele dá ânimo, vigor e torna a pessoa mais produtiva. Porém, quando atinge níveis mais graves, pode desencadear problemas físicos e emocionais.

Entre as consequências do estresse, estão a queda de cabelos, aumento da secreção sebácea e dermatites.

- O estresse baixa a imunidade do organismo, deixando-o suscetível a vários desequilíbrios, entre eles o do couro cabeludo - explica a terapeuta capilar Patrícia Maciel.

De acordo com Patrícia, a queda de cabelo de fundo psicológico é tratada com a ação simultânea de terapeutas capilares, psicólogos e, inclusive, neurologistas.

O estresse também pode contribuir para o aparecimento de ansiedade, nervosismo, dificuldade de concentração e alterações de humor sem motivo aparente. Além disso, quando alguns hormônios do estresse são liberados - adrenalina e cortisol, principalmente -, ocorre a diminuição da atividade do sistema imunológico. Isso pode desencadear desde simples alergias até hipertensão arterial, doenças cardíacas, câncer, complicações pulmonares e cirrose.

- Uma das principais consequências do estresse ao sistema cardiológico é a aterosclerose, uma diminuição do fluxo sanguíneo nas artérias coronárias. Esta diminuição é causada pelo aumento da produção dos hormônios do estresse, com consequente redução do nível de oxigenação do miocárdio - explica o cardiologista Manoel Carlos Beldi Castanho.

O médico também alerta que o estresse libera colesterol, o que entope as artérias e pode causar infarto.

- Além disso, também podem acontecer acidentes vasculares cerebrais devido ao aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos - complementa o doutor.

Para a psicóloga Cláudia P. S. Nogueira, uma maneira de lidar com o estresse é aprender a avaliar os acontecimentos de forma mais realista, pois, assim, a pessoa consegue desenvolver habilidades para enfrentar obstáculos da vida e poupar a saúde.

Nenhum comentário: