Mario Palestras

PROGRAMA MOTIVAÇÃO E INOVAÇÃO

Acesse: https://www.facebook.com/MotivacaoInovacao

Site: www.mariopalestras.com.br

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Você faz o necessário? O Possível ou o Impossível?

Pensamento de hoje: Você faz o necessário? O Possível Ou o Impossível?
Comece por fazer o que é necessário, depois faça o que é possível e em breve estará fazendo o que é impossível. (S. Francisco de Assis)
Vamos fazer um pequeno teste hoje?
Ah sim, este teste é na verdade um auto teste. Leia as questões e responda para si mesmo.
- Você acha que grande parte do que ocorre à sua volta e em seu ambiente de trabalho é por culpa dos outros?
- Quando você vai ao médico e recebe dele um diagnóstico, ouve-o sem questionar?
- Na maioria das vezes, você prefere “esperar para ver” quando uma nova situação surge?
- Você lê as mesmas revistas, jornais, visita os mesmos sites na internet todo dia?
- Assiste televisão mais que 1 hora por dia?
- Raramente lê um livro?
- Seu trabalho é quase impecável, e dificilmente alguém poderia fazê-lo melhor?
- A última vez que você criou algo novo, (escreveu algo, fez uma poesia, uma frase, um pensou em um novo método de trabalho) já faz mais de dois meses?
- Você tem interesse em alguém, mas espera que ela tome iniciativa, que dê sempre o primeiro passo, por que você prefere não se arriscar?
- Espera ansiosamente para ser convidado(a) para um almoço ou jantar com um amigo. Se não acontece, acredita que é a outra pessoa que não se interessa por você e em sua amizade?
- Você acha que, na grande maioria das vezes, sempre tem a razão (com o chefe, com seu cônjuge ou parceiro, familiares, no trânsito, etc.)?
Agora presta atenção: Se você respondeu SIM para a maioria das questões citadas acima, provavelmente suas atitudes são mais reativas que pró-ativas. Você está agindo passivamente, esperando as coisas acontecerem, perdendo oportunidades e deixando a vida passar.
Sabe o que isto causa de verdade? Apatia e Comodismo. Estas são as principais causadoras de frustrações profissional e pessoal.
Provoca rotina. E a rotina mata a vontade de mudar e melhorar as coisas à sua volta.
Saiba então, que se existem obstáculos, e com certeza sempre haverá obstáculos em sua vida. Para alavancar sua carreira profissional ou seus projetos pessoais, você precisa enfrentá-los pró-ativamente. Não apenas reagindo às circunstâncias, mas tomando a iniciativa.
Imagino que a questão agora, seja: como ser mais pró-ativo em vez de reativo?
Veja então, algumas dicas que podem ser aplicadas por você imediatamente:
Observe a si mesmo, sobre como você age e faz as coisas em sua vida. Você poderá aprender muitas coisas novas e agir de forma mais eficaz se parar algum tempo por dia para observar e refletir sobre o que faz e como pensa.
Procure escrever suas ideias e pensamentos. Com o tempo você aprenderá colocar em ordem, seus conhecimentos e observações para aplicar na prática.
Pare de pensar como todo mundo. Não tenha medo de ter opiniões diferentes da maioria.
Arrisque uma mudança. O que aconteceria se você mudasse para melhor? Será que já não é um bom motivo para se encorajar e começa a agir?
Procure ver um problema sob ângulos diferentes. Não acredite em tudo o que a mídia despeja sobre você, nem em tudo que lê na internet. Questione. Até mesmo este breve artigo!
Será que o autor sempre tem razão?
Escolha amigos que tenham coragem de lhe dizer a verdade, mesmo que doa um pouco e evite sempre os bajuladores.
Nessa jornada, saiba que você vai errar muito até chegar ao seu objetivo. Mas faça dos erros uma oportunidade de aprendizado.
Procure alguém para conversar sobre assuntos diferentes. Algo muitas vezes fora do seu cotidiano. Chega da mesma ladainha de todos os dias.


Pense nisso...

Nenhum comentário: