Mario Palestras

PROGRAMA MOTIVAÇÃO E INOVAÇÃO

Acesse: https://www.facebook.com/MotivacaoInovacao

Site: www.mariopalestras.com.br

terça-feira, 27 de abril de 2010

Vencer a si próprio é a maior das vitórias




Pensamento de hoje: Vencer a si próprio é a maior das vitórias


Quais são e contra quem são as maiores batalhas que você trava em sua vida?

Vencer alguém que está impedindo seu avanço na vida? Um concorrente que geralmente leva a melhor nos embates profissionais, emocionais ou pessoais com você? Derrubar algum desafeto, por quem tem alimentado certa mágoa?
Eu digo que não. A maior vitória é sobre si mesmo. Como disse Platão: “Vencer a si próprio é a maior das vitórias".
Sabe de uma coisa, é preciso muito mais coragem para vencer a si mesmo, do que vencer aos outros.
Para vencer ao outro, muitas vezes uma palavra basta, para atingir um ponto de fragilidade e derrubá-lo, ou em outras situações, um silêncio pode deixar o outro sem ação e simplesmente entregar os pontos. Da mesma forma uma palavra certa, colocada no momento certo num ponto de fortaleza do outro, pode elevá-lo, erguê-lo, transformá-lo. Mas vencer a si mesmo requer acreditar em seu diálogo interno, aceitar aquilo que pensa e agir de acordo. Assimilar o que muitas vezes pensa, imagina, mas não consegue praticar.
Vencer os outros não chega a ser uma grande vitória. Vitorioso é aquele que consegue vencer a si mesmo, combatendo seus vícios e controla suas paixões. Vencer ao outro quando ele erra é fácil. Basta chegar e apontar-lhe o dedo e dizer: “viu, você errou, você me prejudicou, te falei o que era certo”. Apenas para satisfazer o próprio ego com aquela sensação de superioridade. A vitória sobre nós mesmos é muito mais difícil. Ela requer mais coragem, mais disciplina e mais decisão. Requer nesta situação, dizer: “Eu sei que você errou, mas eu permiti, por que queria ver você se lascar para que aprendesse pela maneira mais dura. Erro maior foi o meu de permitir que isto tenha lhe acontecido”. Vencer ao outro, quando fragilizado lhe pede desculpas, é fácil. Basta dizer: “Ta vendo, como você é! Só reconhece depois que errou e caiu. Agora vêm me pedir desculpas. Por que não pensou antes de agir”?
Vencer a si mesmo, as vontades erradas, as vaidades, os sentimentos sedutores, porém errados, exige de si mesmo muita coragem. Requer reconhecer que poderia ter impedido a falha do outro, apenas orientando-o de forma amigável, para buscar o caminho ou a forma certa para agir contigo.
Eu sei, às vezes até tentamos. Mas é fácil desistir de si mesmo, quando temos o outro como alvo.
Mais uma vez, vencer ao outro quando por uma desavença qualquer, um relacionamento se rompe e se transforma em atritos. Quando o outro chega convicto de uma reconciliação e lhe propõem um brinde, uma virada de página. Um encontro amistoso, com café e bolo. Basta dizer: “Não, hoje não posso ou não to afim”, só para que o outro se sinta rejeitado. Nesta altura vencer a si mesmo é engolir o maldito orgulho e dizer: “Eu também errei, para que esta situação viesse acontecer. Vamos juntos reconstruir algo que jamais deveria ter sido abalado. Nós só seremos maiores e mais fortes juntos, do que a soma de nossas individualidades”. Então, procure olhar para dentro de si hoje, e antes de querer vencer o mundo à sua volta, ganhar qualquer discussão. “que atire a primeira pedra quem nunca errou”.
Mas se você não conseguir na primeira vez, tente de novo. O simples fato de tentar de novo já será sua primeira vitória. Mas, e o que você aprendeu hoje?
Então diga a si mesmo: “Quero vencer a mim mesmo, superar minhas dificuldades, aprender a me perdoar por querer ser mais e melhor que os outros, apenas porque meu ego quer assim”.
Tenha persistência em alcançar seus objetivos de tornar-se um ser melhor. Não para satisfazer a si mesmo. Mas pelo bem que pode proporcionar aos outros. E que assim se torne merecedor de todas as recompensas que o universo lhe enviar. Pense, raciocine, analise, exercite sua criatividade e seu espírito crítico sobre si. Não sobre os outros. Mas aja com ponderação, não seja severo consigo mesmo. Apenas justo. Conheça suas limitações e procure um braço amigo para ajudar-lhe superá-las.
Todo e qualquer crescimento humano verdadeiro, é atingir dentro de si a capacidade de transformação, que se dá, de alguma forma, vencendo-se a si mesmo.  Vencer-se a si mesmo é transcender-se a si mesmo, isto é, entender que o crescimento humano tem um modo de ser todo próprio, adequado com a liberdade. Vencer a si próprio consiste em cultivar bons pensamentos sobre si e sobre os outros.

Que este transcender-se seja seu projeto de vida atual.

pense nisso...

Um comentário:

Tiago Cardoso disse...

Cara, parabéns pelo post. Estava precisando muito ler algo assim, "vencer a si próprio"

sucesso