Mario Palestras

PROGRAMA MOTIVAÇÃO E INOVAÇÃO

Acesse: https://www.facebook.com/MotivacaoInovacao

Site: www.mariopalestras.com.br

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Chocolate melhora a TPM?

Confira alguns mitos e verdades sobre o tema
Especialista explica que alterações hormonais fazem com que mulheres sejam mais propensas a mudanças de humor e doenças ligadas ao estresse


Dar conta de uma jornada dupla, entre o trabalho e as obrigações domésticas, faz com que muitas mulheres deixem em segundo plano atividades físicas e de lazer, o que induz a quadros de estresse elevado. Além disso, também por falta de tempo, é comum que elas fiquem meses sem ir ao médico. Para a ginecologista e obstetra Viviane Monteiro, é isso que leva muitas mulheres a acreditar em dicas de amigas, da mãe ou da avó, que nem sempre fazem bem à saúde.

Segundo Viviane, por passarem por uma série de alterações hormonais ao longo do tempo, mulheres são mais propensas a inquietações e mudanças de humor. A incidência de doenças ligadas ao estresse e transtornos psicológicos é maior em mulheres do que em homens. E a sigla que melhor traduz esse comportamento feminino é TPM. Mas, afinal, será que tudo o que se fala sobre ela é mesmo verdade? A especialista responde.

:: Chocolate melhora a TPM?

Mito. Não melhora, mas as mulheres de fato têm mais vontade de comer chocolate durante a TPM. O chocolate tem serotonina, que é um neurotransmissor que ajuda a aliviar a depressão, comum nesse período.

:: Mulheres ficam muito sensíveis durante a TPM?

Verdade. Durante o período de TPM é comum que a mulher tenha crises de dor de cabeça e retenha líquido, fazendo com que se sinta inchada. Além disso, ela se sente mais sensível e propensa a mudanças de humor por conta das alterações hormonais.

:: TPM não tem cura?

Verdade. Mas existem medidas paliativas que podem ajudar a diminuir os sintomas nos dias mais críticos, como praticar exercícios físicos, manter uma alimentação balanceada e ter hábitos saudáveis, evitando fumar ou consumir bebidas alcoólicas em excesso. Existem alguns suplementos e medicamentos que também podem ajudar, como alguns tipos de anticoncepcionais, óleo de prímola, entre outros.

:: A alimentação ajuda no controle da TPM?

Verdade. O controle alimentar, evitando-se altas concentrações de sal e a ingestão de gordura, ajuda a diminuir alguns sintomas da tensão pré-menstrual.

:: Existem mulheres que têm TPM durante o mês inteiro?

Mito. A TPM é cíclica e acontece com maior intensidade logo após o período ovulatório, ou seja, de cinco a dez dias antes da menstruação.

Nenhum comentário: