Mario Palestras

PROGRAMA MOTIVAÇÃO E INOVAÇÃO

Acesse: https://www.facebook.com/MotivacaoInovacao

Site: www.mariopalestras.com.br

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Relacionamento


Nosso cérebro “desliga” quando elas querem discutir a relação




A situação é comum. Ela te chama para uma DR e você até tenta prestar a atenção e argumentar, mas não consegue. Parece que há algo no seu cérebro que dificulta a compreensão. E é exatamente isso que ocorre.



Uma pesquisa coordenada pela cientista Mara Mather, professora da University of Southern, da Califórnia, diz que a atividade cerebral dos homens se reduz drasticamente na região responsável por interpretar o sentimento alheio. Enquanto nelas a sensibilidade na mesma área só aumenta.

- Sob estresse, o homem “se retira socialmente”. O estudo comprova que o estresse agudo pode afetar atividades e interações entre as regiões do cérebro de maneira diferente entre homens e mulheres - explica a pesquisadora.



Estudos preliminares já haviam sugerido que a ínsula - parte do cérebro responsável pelas emoções - tem papel importante em simular as experiências dos outros. Já o pólo temporal - responsável pela fala, audição e memória - seria crucial para o entendimento das emoções alheias. Ambos fazem parte de um processo conhecido por estimular a empatia e a compreensão social.



Trocando em miúdos: não é que não prestamos atenção. Simplesmente nosso cérebro não consegue captar a mensagem - tudo culpa da tal ínsula.

Nenhum comentário: