Quem é você?
Quem é você?
Por favor, não me responda esta pergunta, com seu nome, sua descrição física, muito menos suas habilidades e experiências. A Pergunta você deverá se fazer: quem sou eu?
O objetivo desta pergunta é estimular você a buscar o autoconhecimento.
De forma genérica é possível conceituar autoconhecimento como a capacidade de o ser humano reconhecer e compreender seus estados internos e suas emoções, bem como seus efeitos sobre as outras pessoas, conhecendo suas forças e fraquezas e ter a certeza de seu próprio valor.
Mas o que isso tem a ver com você hoje? Por que eu provoco você a se auto-conhecer ?
Com a compreensão e conhecimento de seus pontos pessoais fortes e fracos, você pode aprimorar suas virtudes e buscar soluções para as dificuldades, assim obterá maior autoconfiança, auto-estima e segurança pessoal.
Uma prática bastante conhecida para atingir o autoconhecimento é a elaboração de uma lista dos próprios pontos positivos e negativos. Depois, você deve realizar uma avaliação do que pode ser feito para melhorar as potencialidades e minimizar, ou erradicar, as fragilidades, buscando o aprimoramento necessário com atitude e comportamento construtivos.
No portal do templo de Delfos, na antiga Grécia estava escrito “conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo”, demonstrando que a busca pela compreensão pessoal é a base para a busca para qualquer conhecimento.
Conhecer-se, é ter condições de estabelecer metas mais ousadas ou menos ousadas. Para realizar sonhos. Seus sonhos.
Afinal, você é quem irá determinar qual o tamanho dos desafios irá superar para chegar aonde realmente almeja. Da mesma forma, saberá como reagir aos obstáculos que surgirem nessa jornada.
Para finalizar quero dizer que: você conhecer-se a si mesmo é essencial para atingir seus objetivos, metas e sonhos. Para isso, é preciso que você se aprofunde dentro de si mesmo com muita verdade e calma. E sem medo. Saber quem você é facilita seu caminho para sempre!
Quem é você mesmo?
mariopalestras@hotmail.com
fazer diferença na vida das pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário