Mario Palestras

PROGRAMA MOTIVAÇÃO E INOVAÇÃO

Acesse: https://www.facebook.com/MotivacaoInovacao

Site: www.mariopalestras.com.br

domingo, 16 de setembro de 2012

Você está feliz com sua vida?


                                 A vida como ela é.


Sempre que penso sobre a vida, logo vem um filme na minha cabeça, onde as cenas são de ontem e parte do hoje. Esse filme tem momentos de alegria e de tristeza e o mais interessante desse filme é que eu não sei como ele acaba.

Esse filme chama-se: “A vida”, a minha vida, a sua vida e a vida de todos, sempre nos perguntamos quem somos e para onde iremos, essa pergunta está presente no nosso pensamento a todo o momento.  

O papel da vida desde o nascimento é a morte. Se pensar em nossas células, por exemplo: precisam se renovar a todo o momento, ou seja, morrer e renascer, se pensar na nossa alimentação, tudo que você come se transforma em você, por isso aquela frase famosa: “você é o que você come”.

Somos fruto de nossa imaginação, somos o que pensamos e normalmente o que os nossos olhos enxerga. Nosso cérebro pode criar o que achar conveniente para o momento, ou trazer pensamentos e experiências do passado para criar uma situação ou uma imagem boa ou ruim. E o nosso corpo responde a essa imagem ou pensamento, por isso nos transformamos por conta do nosso pensamento. Cada célula do nosso corpo recebe a informação do que fazer e o que sentir.

Todo ambiente externo, cria nosso mundo interno, mas nosso mundo interno, também tem a sua experiência e nos engana muitas vezes.

Nossa vida é vivida da maneira que conhecemos o mundo e quanto mais conhecimento, mais recriamos imagens e conhecimento, uma pessoa que não sabe o que é uma caneta, porque nunca pegou ou viu uma caneta, nuca vai saber como ela é. A partir do momento que for apresentado para essa pessoa à caneta, ele vai criar a imagem do objeto e depois disso sempre que ver uma caneta saberá o que é.

Podemos pensar aqui no seguinte, e quando encontramos algo que não conhecemos o que acontece ou encontrar uma situação que não foi boa no passado? Vamos procurar dar significado, certo? Mas o simples significado não quer dizer que aquilo é realmente o que parece ser não é verdade?

O homem tem uma curiosidade muito grande pelo universo, mas quando perguntado sobre si mesmo ele não sabe responder. Como podemos querer conhecer o universo se não conseguimos nem respeitar o vizinho? Ou conhecer a si mesmo?

O ser humano é assim quer saber do futuro, quer pensar sobre o passado, mas esquece de viver o hoje e o agora que é a única realidade que temos.

Você já parou para pensar que daqui a 80 anos nenhum de nós vai estar aqui? As pessoas que falamos no dia a dia, a rotina, os objetos, casas, terrenos, ar, mar, sol, terra, sentimento, raiva, natureza e etc. tudo isso vai continuar, mas nós não. E o que você faz para escrever a sua história de vida?

Achamos que vamos viver para sempre, passamos por cima dos outros, desrespeitamos, agimos com frieza e não percebemos que a vida e o nosso planeta é um grão de areia no universo. Que a vida é muito mais do que ter o melhor celular, a melhor roupa ou o melhor carro.

Cada pessoa cria a sua história, baseado no que foi ensinado para ela desde o seu nascimento. Cada um de nós conhece o mundo de uma maneira diferente, por conta de nossa cultura e meio onde nascemos e vivemos.

Aprendemos tudo com nossa família e amigos do bairro no primeiro momento, hoje em dia a TV tem uma força muito grande nas pessoas, pois entra na nossa casa e nos fornece regras e hábitos de como deve ser nosso comportamento.

Compramos essa ideia de moda, cor, maneira de falar, o que comer, como agir com os filhos e até em quem votar, somos manipulados de tal forma que nosso pensamento está no automático e quando algo está fora dessa “regra” achamos que a outra pessoa é um extraterrestre.

Não devemos perder nossa liberdade de pensamento, não deixe que um aparelho diga o que você deve comprar e usar. Estamos perdendo a criatividade e a espontaneidade por conta disso.
Uma pessoa sozinha não muda o mundo, mas se cada um de nós fizer a sua parte e procurar respeitar as pessoas em sua volta vamos ter um mundo melhor.

Pense no seguinte: nunca faça para o outro o que não gostaria de receber se estivesse no lugar dele.

Autor: Mario Gonçalves
Data: 16/09/2012

quarta-feira, 12 de setembro de 2012