Mario Palestras

PROGRAMA MOTIVAÇÃO E INOVAÇÃO

Acesse: https://www.facebook.com/MotivacaoInovacao

Site: www.mariopalestras.com.br

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Café da manhã é fundamental para garantir concentração e desempenho cognitivo





Quem pula a refeição provavelmente não consegue consumir diariamente a quantidade e a variedade ideais de nutrientes necessários ao organismo.

O despertador toca, você acorda, levanta, lava o rosto, se veste, se arruma e sai de casa para trabalhar, estudar ou realizar alguma atividade. Se a sua rotina acontece mais ou menos desta forma todas as manhãs, você está esquecendo-se de uma parte fundamental do seu dia: o café da manhã. Talvez você não relacione fatos do cotidiano com as consequências da falta desta refeição, mas, sua ausência pode ser prejudicial em vários sentidos.

Segundo a nutricionista Camila Freitas, o café da manhã serve principalmente para quebrar o jejum depois de horas de sono e disponibilizar energia. Sem ele, você pode se sentir cansado e sem disposição ao longo do dia. Além disso, a mente também sente os efeitos da falta da refeição.

— Embora muitos não saibam, o café da manhã fornece energia também para o cérebro, que depende da glicose para funcionar — explicou, nesta terça-feira, durante o lançamento, em Porto Alegre, da campanha Café da manhã é + do que você imagina, da Nestlé.

Pesquisas recentes mostram que pessoas que fazem a refeição apresentam uma melhor performance cognitiva, o que inclui uma capacidade maior de recordar, memorizar e se concentrar. Um estudo específico com crianças revelou que além da memória, o café da manhã permite uma atitude mais positiva em relação à escola, uma pontuação melhor em matemática e leitura e índices menores de problemas de disciplina.

Além disso, de acordo com Camila, quem pula o café da manhã provavelmente não consegue consumir diariamente a quantidade e a variedade ideais de nutrientes necessários ao organismo.

— O cálcio, por exemplo, presente no leite e nos seus derivados (queijo, iogurte) é geralmente consumido nesta refeição — afirma.

Crianças

Se é fundamental para pessoas de todas as idades, a primeira refeição do dia é ainda mais essencial para as crianças, que estão em fase de desenvolvimento e formação dos hábitos alimentares. Por isso, o estímulo dos pais no sentido de cultivar o costume saudável é muito importante.

A atriz Julia Lemmertz, que participou do evento e é uma das madrinhas da campanha, acredita que o café da manhã deve ser encarado como um "cerimonial".

— Acho que é um hábito que se conquista e os pais tem que dar exemplo para os filhos. Muitas vezes é complicado, mas tem que conquistar as crianças - que acordam com sono e sem fome -, criar gostos, incentivar, colocar a mesa e comer com elas — disse.

Embora a maioria das crianças brasileiras tomem café da manhã regularmente (83% das mães afirmam que seus filhos fazem a refeição todos os dias), muitas mães não estão satisfeitas com a qualidade da refeição. A constatação é de um estudo, realizado pela MarketTools a pedido da Nestlé, que entrevistou 207 mães de crianças com idade entre seis e 15 anos nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

O levantamento mostra que 40% das mães diz que é o filho quem escolhe o que vai comer no café da manhã. Contudo, de acordo com a nutricionista Camila Freitas, as mães precisam entender que quem apresenta os alimentos para os filhos e os disponibiliza são elas mesmas, ou seja, elas que colocam na mesa o que eles vão comer.

— A mãe deve oferecer um alimento para o filho pelo menos 10 vezes de formas diferentes para certificar-se de que ele realmente não gosta do item — exemplifica.

Confira outros resultados da pesquisa que analisou os hábitos em relação ao café da manhã:

:: 91% das mães entrevistadas gostaria que seus filhos comessem mais frutas ou alimentos feitos com frutas;

:: 90% queria que as crianças tivessem um café da manhã mais balanceado e 87% mais saudável;

:: 88% afirmou que gostaria que a refeição fosse mais rica em vitaminas e minerais;

:: 77% concorda plenamente que o café da manhã é muito importante para a saúde da criança;

:: 77% também não tem dúvidas de que comer pela manhã é fundamental para o desempenho escolar dos filhos.

Quais são as suas prioridades?