Mario Palestras

PROGRAMA MOTIVAÇÃO E INOVAÇÃO

Acesse: https://www.facebook.com/MotivacaoInovacao

Site: www.mariopalestras.com.br

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Apenas 4% das mulheres se consideram bonitas



Estudo revela que apenas 4% das mulheres se consideram bonitas


Para psicanalistas, estatística é reflexo de uma crítica interna selvagem
Em uma das maiores pesquisas feitas sobre a relação feminina com o próprio corpo e aparência, encomendada pela empresa de cosméticos Dove, é possível medir o quanto a ditadura da beleza afeta mulheres em todo o mundo. O resultado é alarmante: no universo de 6,4 mil entrevistadas em 20 países, só 4% delas se acham belas.


Mas a pesquisa indica um paradoxo: apesar de não conseguirem reconhecer sua própria beleza, 80% das mulheres enxergam a beleza nas outras, concordando que toda mulher tem algo que deve ser considerado belo.

— Há uma aparente falta de lógica no cerne do relacionamento da mulher com a beleza. Achamos importante ver a beleza nas outras, mas muitas vezes deixamos de valorizar a nossa própria beleza — conclui Susie Orbach, psicanalista inglesa, fundadora do Centro de Terapia da Mulher.

Susie é conhecida mundialmente por ter tido como paciente a princesa Diana. Ela prestou consultoria na condução da pesquisa, realizada em 2010 e divulgada no final de maio.
O estudo ainda mostra que a maioria das mulheres admite que sente pressão para ser bela (59%) e, para 32%, a maior pressão vem delas mesmas.

— Essas estatísticas são devastadoras, temos uma crítica interna selvagem cujos olhos se amesquinham quando nos olhamos — observa Susie.

Segundo a psicanalista, infelizmente isso pode repercutir de maneira mais abrangente, "minando a autoestima, confiança e felicidade feminina".

De acordo com a psicanalista Joana de Vilhena Novaes, coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza do LIPIS (PUC-Rio), para as mulheres, ser bela pode ser traduzido em uma competência para achar o cobiçado par amoroso, e em ter a aprovação do homem amado.

— A pesquisa aponta claramente que ser bem-sucedida, para a mulher contemporânea, está relacionado a ser vista como bela. Trata-se de uma contradição do olhar feminino para consigo mesma, uma vez que há o entendimento de que a beleza não se encerra na estética, mas ainda assim a mulher não se sente bela, não se vê como bela — ressalta Joana.

O estudo destacou os seguintes temas principais: a beleza deve ser fonte de confiança e não de ansiedade, havendo inclusive uma conexão entre beleza e felicidade; as mulheres são suas piores críticas no que diz respeito à própria beleza, e as mulheres não estão maximizando seu potencial de beleza.

A pesquisa mostra que a maioria das mulheres se furta de realizar seu pleno potencial no que diz respeito à beleza. Um dos principais obstáculos é a autocrítica feroz.

Joana Vilhena ressalta que um olhar menos rígido, mais generoso, mais confiante e, sobretudo, mais complacente, certamente redundará em uma relação mais prazerosa, serena e confiante consigo mesma.

— Nenhum homem é um algoz mais rigoroso do que as próprias mulheres, que, vale dizer, se arrumam para outras mulheres — afirma Joana.

A pesquisa A Verdade Sobre a Beleza já havia sido feita em 2004, onde se constatou que apenas 2% das mulheres se sentiam à vontade para se descrever como belas. No Brasil, o dado recebeu uma significativa melhora: foi de 6% para 14%.

A modernidade ainda não chegou ao psiquismo

A pesquisa demanda uma reflexão/ação sobre como lidar com a questão da beleza na contemporaneidade. Existir é ser olhado, ser visto e, sobretudo, em todas as mulheres pesquisadas, ser amada. Se a psicanálise nos diz que o espelho nos devolve uma imagem muito além da aparência, a pesquisa parece confirmar que, apesar do reconhecimento de que a beleza é muito mais do que a aparência externa, apenas 4% das mulheres consideram-se satisfeitas com seus atributos. O que isto pode nos indicar?

Embora a sociedade tenha ampliado seu conceito de beleza e que o mesmo não esteja restrito à estética, a grande maioria das mulheres demonstra insatisfação quanto à sua imagem. A psicanálise considera essa percepção um conflito do universo feminino contemporâneo, uma vez que, mesmo tendo lutado durante décadas por sua emancipação, a mulher de hoje ainda tem como um de seus principais valores a busca por um par. É importante que ela seja vista como um par amoroso e por isso "a beleza como o outro vê" dita regras em tempos modernos.

Demandada a desempenhar com excelência seu papel no trabalho, na família e na organização doméstica, estas mulheres parecem nos dizer que a modernidade não chega com a mesma velocidade ao psiquismo. Além de tais tarefas, a conhecida tripla jornada de trabalho da contemporaneidade, soma-se agora a uma nova agenda: a da beleza e da manutenção da aparência de juventude.

Joana Vil
hena, psicanalista.

Fatores que prejudicam à vida sexual dos casais


Falta de intimidade e depressão estão entre fatores prejudiciais à vida sexual dos casais.



Álcool costuma ser apontado como um dos principais desinibidores para o sexo, mas, em excesso, pode ter efeito contrário.
Você ou seu parceiro estão perdendo o interesse no sexo? Uma variedade de fatores fisiológicos e psicológicos podem influenciar a libido. Para ajudar a identificar e tratar o problema, uma série de fatores que costumam minar a vida sexual de muitos casais devem ser analisados, de acordo com o site WebMD.

Você pode ser o tipo de pessoa que faz muitas coisas bem quando está sob pressão, mas sentir-se sexy não deve ser uma delas. Estresse no trabalho, problemas de dinheiro, cuidar de um parente doente e outros fatores que desencadeiam o estresse podem diminuir a libido. Para manter os seus níveis de estresse sob controle, aprenda técnicas para controlá-lo ou procure ajuda de profissionais.

Problemas de relacionamento não resolvidos são um dos principais desencadeadores da falta de interesse por sexo. Para as mulheres, em particular, a proximidade emocional é um dos principais ingredientes do desejo sexual. Má comunicação, traição da confiança e outras barreiras para a intimidade estão no topo da lista de causadores desses desentendimentos.

O álcool costuma ser apontado como um dos principais desinibidores para o sexo. Mas, em excesso, pode entorpecer seu desejo sexual e, mesmo se isso não acontecer, a embriaguez pode desanimar seu parceiro. Tudo isso vale para outras drogas. Se a frequência do sexo diminuiu, talvez você esteja se levantando muito cedo ou indo para a cama tarde demais, ou talvez tenha insônia. Se algo estiver interferindo na qualidade do seu sono, também vai influenciar sua libido.

A chegada de um bebê em si não mata o desejo sexual, mas pode ser difícil encontrar tempo para a intimidade quando crianças estão por perto. Contrate uma babá por algum tempo para cuidar do seu relacionamento ou aproveite as horas de sono do bebê. O uso de alguns remédios também pode inibir a libido, como antidepressivos, medicamentos para a pressão arterial, anti-histamínicos, contraceptivos orais, quimioterapia e antirretrovirais. Trocar de remédio ou mudar a dosagem podem resolver o problema. Se o seu desejo sexual mudou logo após iniciar um novo medicamento, fale com seu médico. Nunca pare de tomar a medicação sem consultá-lo.

É difícil se sentir sexy se algo em seu corpo afeta sua autoestimam, por exemplo, sentir vergonha por estar acima do peso (mesmo que você não esteja) vai minar seu interesse pelo sexo. Se o seu parceiro sofre com isso, você pode ajudá-lo afirmando que ainda o acha atraente. Por outro lado, estar acima do peso ou sofrer de obesidade tem forte relação com a falta de prazer e desejo, e com dificuldades com o desempenho sexual. A razão não é clara, mas pode estar ligada à autoestima, relacionamentos insatisfatórios, estigma social e outros problemas psicológicos.

A disfunção erétil é diferente da perda de libido (termo médico para a perda do desejo sexual). Mas os homens com esse distúrbio se preocupam com o desempenho e isso pode diminuir seu rendimento. A testosterona aumenta a libido. Quando os homens envelhecem, seus níveis de testosterona podem diminuir um pouco. Nem todos os homens perdem o desejo por sexo quando a testosterona cai, mas isso é bastante comum. Esse hormônio está relacionado ao desejo sexual nas mulheres também. Contudo, não há comprovação se a terapia de testosterona é o modo mais seguro e eficaz para aumentar o desejo sexual tanto em mulheres quanto em homens, nesses casos.

Muitos antidepressivos podem reduzir o desejo sexual, assim como a depressão. Se sua libido diminuiu, pode ser um sinal de que você está deprimida. A depressão clínica é uma condição séria, mas tratável.

Aproximadamente metade das mulheres relata redução do interesse pelo sexo na época da menopausa, mesmo que acreditem ser importante manter uma vida sexual ativa. Sintomas, como secura vaginal e dor durante as relações, podem tornar o sexo menos confortável.

Sexo sem intimidade é um dos maiores problemas. A intimidade não é apenas uma palavra de código para o sexo. Se sua vida sexual está em ponto morto, tente passar mais tempo junto com seu parceiro, mesmo sem sexo. Aprenda a expressar afeto sem ter de fazer sexo. Como a intimidade aumenta, o mesmo acontece com o impulso sexual.

terça-feira, 28 de junho de 2011

A mudança começa em você





No mundo , a ordem é falar mal. Todos derrotam todos, todos anulam todos, o que pode restar para oferecer a não ser a amargura e o sofrimento da derrota que nos impingiram desde crianças? Se você tem uma bacia com abacaxis, como vai poder dar uma maça? Ninguém dá o que não tem. Mas não podemos sair por ai apenas dando o que nos deram... Temos que reciclar isso tudo... pense nisso...




Temos que descobrir por nós mesmos quem somos. Ninguém nasce com manual de instruções. Essa é a razão pela qual passamos a vida em busca de autoconhecimento, única maneira de desenvolver nossas potencialidades e expressar o melhor de nós mesmos...


Pensar é uma coisa, viver é outra completamente diferente... Saber o que é bom para nós, quase todos sabemos; no entanto, só uma insignificante minoria faz algo prático e concreto em favor de uma vida melhor. Infelizmente, a maioria das pessoas tem apenas o saber, mas não consegue o fazer, continuando nessa inércia, sempre pensando muito e fazendo tão pouco e sem coragem de enfrentar o novo... Pense nisso.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O respeito começa dentro de casa


1969 vs 2009...Olhe esta charge e leia o texto final. Muito interessante.




Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


Passe adiante! 
Precisamos começar JÁ!

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...

domingo, 26 de junho de 2011

Conhecendo a si mesmo


Conhecendo a si mesmo e rompendo as barreiras.




Todo ser humano anseia e luta pela a perfeição. Deseja aprimorar a capacidade de amar e de se doar sem reservas, pela simples necessidade de uma bondade verdadeira, pela luz interior de seu ser. Essa ânsia nasce de um estado puro que emana de uma fonte divina intrínseca a sua natureza. Mas nem sempre este desejo consegue penetrar em todas as camadas da sua imperfeição. É como se essa luz encontrasse barreiras diante dela e pudesse apenas lançar suas sombras indistintas, impedindo seu real desejo de desenvolvimento.
Para caminharmos na direção da nossa evolução é necessário se ter discernimento de nossas atitudes, entendermos de onde elas são geradas. Se do nosso "eu" superior ou se do nosso "eu" inferior. Pois o nosso desejo de bondade por ter origens distintas, pode nos confundir, e ao invés de nos proporcionar crescimento, poderá nos trazer conseqüências desastrosas. A única forma de nós termos clareza e confiança no nosso crescimento é quando tomamos consciência das nossas emoções, desejos e motivações. Então, indubitavelmente, distinguiremos as motivações puras das egoístas.
Quando nossa motivação vem do nosso "eu" inferior nossas metas são prioritariamente pessoais, a bondade que praticamos não desperta simpatia, respeito e admiração; mas abrimos uma porta para uma disputa acirrada com outros na nossa mesma situação, gerando conflitos e desordens. Muitas vezes esse conflito não é consciente. Você pensa está fazendo o bem e proporcionando o melhor. Mas uma voz interior nos questiona quanto a isto! Será realmente pura bondade, puro altruísmo?
Quando nossas metas são inter-pessoais e emanam do nosso "eu" superior, as condições geradas são outras; pois desencadeia uma áurea de luz que abrange e constrói uma redoma indestrutível e transformadora de nós e dos seres a nossa volta.
O crescimento espiritual de uma alma está ligado a visão que ela tem de seus objetivos. Os objetivos egoístas finalizam-se com uma realização momentânea e incapaz de plena felicidade. Quando atingimos uma maturidade espiritual buscamos resistir aos impulsos egoístas e receber com alegria as motivações e sentimentos que emergem de uma verdade divina, gerada no fundo do nosso ser em contato com o cósmico e, naturalmente, com Deus!
Podemos ser comparados a um reino. Todo reino tem pelo menos um rei. Este rei pode sentir-se absoluto e tomar todas as medidas, adotar todas as leis e julgar como achar necessário, bom e justo. Também pode optar por ser impiedoso, buscar vantagens próprias e colocar seus desejos e satisfação acima dos de todos. Ambos os casos mostra com clareza a manifestação do "eu" inferior.
Para expressarmos o nosso "eu" superior, precisamos antes de tudo tomar consciência da grande parcela de egoísmo que envolve nossa natureza. Mas este é apenas o primeiro passo; precisamos também, antes de tudo, conhecer o significado dos nossos desejos, motivações e sentimentos para que nossas decisões sejam harmônicas, puras e platônicas. Mesmo que seja diferente do que gostaríamos que fosse. Veremos sempre à frente que eram certas!
Quando percebemos isto com profundidade, vemos o quanto é satisfatório e saudável agir com um sentimento verdadeiro e puro e o quanto faz bem ao espírito, a alma, quanto ao corpo.
Não se deve pensar que o crescimento espiritual é algo fácil, pois não é! Podemos nos encher de dogmas religiosos e apresentar um comportamento essencialmente constituído de valores pré-estabelecidos como uma máscara que encobri nossa verdadeira natureza interior.
Na verdade a transformação só ocorre com o auto-conhecimento! É a partir do discernimento que temos de nossas fraquezas que podemos nos fortalecer e enfrentar as mudanças que são necessárias a nossa evolução, aceitando-as e as enfrentando, não as reprimindo, pois no segundo caso elas se fortalecem e passam a causar uma grande confusão e desordem interna, nos fazendo parecer o que não somos, isso se chama hipocrisia.
Um alcoólatra precisa ter discernimento de sua doença e de sua fraqueza diante do álcool, caso contrário, como poderá tratar-se se não se vê como um doente?
Um racista precisa admitir sua falsa percepção de superioridade quanto as suas vítimas, caso contrário, jamais conseguirá respeitar e aceitar a necessidade de mudanças de valores!
Quanto mais honesta for uma pessoa consigo mesma, mas possibilidade de crescimento ela terá, pois assim conseguirá assimilar no âmago da sua alma ao que se propõe.
Todos nós devemos está olhando para dentro de nós mesmos e sendo analisadores e julgadores de nossas atitudes, não com o propósito de condenação, mas com o sentimento de superação.
Criamos e aprendemos conceitos, regras e verdades que nos enche do propósito de criar uma falsa imagem de nós mesmos!
Vivemos em múltiplas personalidades e nenhuma delas é suficiente para que nos conheçamos e nos realizemos verdadeiramente. Passamos todo o tempo inconscientemente construindo um vazio interior que nos causa dor e desespero. Justificamos nossos erros apontando os dos outros, sem a menor humildade para reconhecê-los.
Construímos castelos de sonhos que se desmoronam a qualquer ventania. Nos vangloriamos das conquistas profissionais e materiais e através delas nos sentimos superiores, sem perceber que o processo de vida de cada pessoa tem peculiaridades distintas e, naturalmente, histórias bem diferentes. Esquecemos que a origem da natureza harmônica é a capacidade que temos de nos integrar no todo e não formar divisões pelo simples sentimento de exclusão.
A maior sabedoria do homem está na sua capacidade de discernir a sua integração ao universo, boa e pura, onde o amor se sobrepõe a todas as coisas em seu crescimento em Vida!

Como podemos mudar o mundo?




Como podemos mudar o mundo?

Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de melhorá-los. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas. Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar. O cientista nervoso pela interrupção, tentou que o filho fosse brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível demovê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho com o objetivo de distrair sua atenção. De repente deparou-se com o mapa do mundo, o que procurava! Com o auxílio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo: - Você gosta de quebra-cabeças? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Faça tudo sozinho. Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Algumas horas depois, ouviu a voz do filho que o chamava claramente: - Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho! A princípio o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível na sua idade ter conseguido recompor um mapa que jamais havia visto. Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz? Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu? - Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo.

Uma atitude de Amor, Carinho e Respeito todos os dias...

sábado, 25 de junho de 2011

O amor duradouro ativa algumas regiões do cérebro


“Louca paixão” e amor duradouro ativam as mesmas regiões do cérebro

Nada resiste ao tempo? A ciência está provando que o amor romântico pode durar. Um novo estudo conduzido pela Universidade Stony Brook mostra que a atividade cerebral de quem está apaixonado ocorre praticamente nas mesmas regiões associadas com a motivação, recompensa e “desejo” de indivíduos que amam há muitos anos em relacionamentos de longa duração.
A equipe usou ressonância magnética funcional (fMRI) para mapear o cérebro de 10 mulheres e sete homens que relataram estar ainda intensamente apaixonados pelos cônjuges após mais de duas décadas de casamento. Primeiro, tiveram que olhar fotos de seus parceiros, e depois imagens “de controle”, como de amigos ou pessoas da família. Enquanto eram submetidos ao teste, a atividade cerebral foi medida.
Os pesquisadores então compararam os resultados da ressonância com os de um experimento anterior, com o mesmo número de participantes que tinham se apaixonado loucamente no passado. “Nós encontramos muitas semelhantes muito claras entre aqueles que estavam vivendo um amor de longa duração e aqueles que estavam loucamente apaixonados”, diz Arthur Aron, pesquisador do departamento de psicologia da universidade e um dos responsáveis pelo estudo. “Neste último estudo, as áreas da área ventral tegmental ricas em dopamina (VTA) apresentaram maior resposta a imagens de um parceiro de longo prazo quando comparado a imagens de um amigo próximo ou qualquer das outras imagens faciais”. De acordo com o pesquisador, a região curiosamente apresentou maior ativação no grupo que se dizia apaixonado faz tempo.
O trabalho mostra ainda outras relações: uma proximidade maior com o parceiro, por exemplo, é associada com a atividade no cérebro (no VTA e na substância negra) que reflete recompensa e motivação, bem como com a que está associada à consciência humana (ínsula e córtex cingulado anterior)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Palestra sobre bullying.wmv

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Livre-se do estresse


Livre-se do estresse:

 um inimigo silencioso que pode ser vencido.




Segundo pesquisa da UnB, estresse afastou 1,3 milhão de trabalhadores em 2008
Uma pesquisa coordenada pela professora de medicina do trabalho da UnB, Anadergh Barbosa Branco, mostrou que problemas causados pelo estresse — depressão, alcoolismo, hipertensão, dor de cabeça e até mesmo a esquizofrenia — levaram 1,3 milhão de brasileiros a se afastarem do trabalho e receberem auxílio-doença no ano de 2008.

Segundo a Associação Internacional de Cuidados com o Estresse (Isma), os custos dos afastamentos do trabalho equivalem a 3,5% do PIB brasileiro; sem contar com os irreparáveis prejuízos que envolvem a saúde das pessoas e os transtornos familiares e sociais.

A Isma informou, ainda, que 70% da população brasileira sofre de estresse. Desse total, 30% apresentam burnout, que é o estado de exaustão física e mental que pode levar à depressão e até ao suicídio.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, mesmo os "estressados leves" acabam incapacitados ao longo do tempo, e 60% dos entrevistados pediram afastamento do trabalho por problemas mentais.

Embora desenvolvida no âmbito da previdência, por exigir afastamentos, a pesquisa não apontou a atividade profissional como a única causa do estresse. A origem também pode-se detectar no dia a dia, nos mais variados momentos e situações.

Mas o que é estresse? Não há uma definição definitiva na literatura médica, mas o dicionário Aurélio diz que é "o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica e infecciosa, capazes de perturbar o equilíbrio humano”. Enfim, é toda uma situação de desconforto gerada por agressões tanto físicas como psicológicas sentidas pelo indivíduo.

O psicoterapeuta Alessandro Vianna diz que os sintomas físicos ou mentais são as respostas do organismo a esse desconforto e explica que o processo de reversão desses sintomas requer muita dedicação.



— Para reverter o estresse, devemos dedicar um tempo à reflexão sobre a nossa vida pessoal, familiar, social, profissional, acadêmica, econômico-financeira, etc. Através disso, identificar os pontos geradores de estresse e nos dedicar à redução deles, reformulando a nossa vida. O ideal é contar com ajuda da psicoterapia. Quando já existir algum problema orgânico decorrente do estresse, será necessária também uma correção clínica — afirma.

Alexandre também explica que a sua determinação do paciente em buscar mudanças no seu modo de viver, incluindo um novo olhar para o mundo e atividades físicas assistidas também é fundamental.

Eis algumas dicas do psicoterapeuta para quem quiser evitar o estresse:
:: Se a sua vida ainda não é como você gostaria, motive-se continuamente na busca dos seus sonhos, todos os dias. Quando surgir uma dificuldade, empenhe-se em superá-la e não se desvie dos seus objetivos, dos seus sonhos

:: Evite cobrar-se em demasia.Já existe todo um mundo fazendo isso o tempo todo. Seja o seu melhor amigo e não outro a lhe cobrar. Vá superando as suas insuficiências e falhas, mas sem muitas culpas

:: Procure inserir no seu dia a dia detalhes que lhe agradem. Valorize cada gole d'água, algo bonito que vê, um contato amigo, uma comida, um elogio, etc. Torne o seu dia mais agradável

:: Valorize o seu trabalho.É dele que a sua família vive. Tendo novos anseios, busque-os com dedicação e paciência, colocando otimismo em tudo.
:: Pratique o bem, mesmo em pequenos atos. Se tiver tempo, exerça um trabalho voluntário, por menor que seja. Isso lhe trará mais uma fonte de satisfação

:: Evite cultivar inveja, ira, ilusão e outros sentimentos inúteis e prejudiciais a você. Foque-se no que realmente lhe interessa

:: Frente a problemas, aja com serenidade e lembre-se de que, mesmo os mais poderosos, também os têm. Dê a cada problema o seu real tamanho. Busque as soluções e fique atento para evitar novos problemas

:: Evite agir por impulso. Uma reflexão de alguns minutos, ou horas, pode leva-lo à melhor decisão. Eduque a sua emotividade e pratique o diálogo consigo mesmo

:: Avalie quem é importante para você. Cultive os seus melhores relacionamentos e dedique tempo a eles, porque são parte essencial para a sua vida

:: Pense em você, no que se dá, no quanto se cuida. Sem desprezar as suas responsabilidades e as pessoas às quais se dedica, cuide da sua saúde, do seu lazer, da sua vida amorosa, do seu bem-estar. O presente é muito importante, inclusive porque molda o seu futuro.
Fonte: psicoterapeuta Alessandro Vianna

Insatisfação com o corpo se reflete na hora do sexo


Insatisfação com o corpo se reflete na hora do sexo

Barriga é a principal queixa das mulheres, apesar dos homens não reclamarem


A maioria das mulheres que se sente insatisfeita com o corpo, apresenta dificuldades na hora de começar ou manter um relacionamento amoroso, por vergonha ou timidez. É o que mostra o resultado da pesquisa realizada pela Onodera (rede de clínicas de estética facial e corporal) com mulheres de várias regiões do país, para saber mais sobre o que elas pensam e como reagem aos assuntos ligados à beleza em seu dia-a-dia.
A pesquisa apontou que a parte do corpo que as mulheres menos gostam é a barriga (74% no Sudeste, 67% no Sul, 68% no Norte e Centro-Oeste e 65% no Nordeste) e isso atrapalha no relacionamento com o parceiro — tanto para casadas quanto para solteiras que buscam um parceiro — e no momento do sexo. Apesar disso, apenas 23% delas acreditam que o parceiro repara ou comenta sobre o problema.
O estudo descobriu que cerca de 98% das mulheres acreditam que sua relação com o parceiro sofre interferências relacionadas com a beleza e o bem estar. Neste caso, as maiores preocupações são: emagrecer (25%), estar bem disposta (28%), eliminar gordura localizada (16%) e diminuir a ação do tempo no rosto (10%).

A maioria das mulheres que afirmaram que os defeitos atrapalham as relações é das classes A e B. Cerca de 32% das mulheres acreditam que as imperfeições atrapalham no relacionamento com o parceiro, enquanto 27% consideram que isso atrapalha no sexo. A mesma porcentagem de mulheres afirma que os "defeitos" também atrapalham na conquista de um parceiro.
Na pesquisa, fica claro que a beleza não está apenas ligada à aparência física, mas a características pessoais também. Cerca de 87% das mulheres afirmaram que se acham bonitas. Destas, 98% querem ficar ainda mais belas para os maridos ou namorados.

terça-feira, 14 de junho de 2011

A felicidade é contagiosa





A felicidade é contagiosa

A felicidade e o bem-estar dos seus amigos, e dos amigos deles, podem ter influência direta no seu humor, nos seus hábitos e na sua qualidade de vida.
Você já deve ter ouvido falar da teoria dos seis graus de separação. É aquela que nos coloca a uma distância de até meia dúzia de pessoas do resto do mundo. Pela hipótese, qualquer um é capaz de apertar as mãos, por exemplo, dos vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2008 — os franceses Françoise Barre-Sinoussi e Luc Montagnier, que descobriram o vírus causador da aids, o HIV — acionando apenas alguns poucos contatos. Entre os matemáticos, ainda restam cálculos que comprovem tal fenômeno, que eles chamam de pequenos mundos. Já no campo da cura e da prevenção de doenças, os pesquisadores somam cada vez mais evidências de que essa mesma rede de amizades funciona como um poderoso canal de contágio de bom humor, bem-estar e até felicidade.
O que pesquisas recentes mostram é que, assim como vírus e bactérias, a saúde também é transmissível — só que por meio dos laços afetivos criados entre nós. Na prática, quem se aproxima de gente que faz ginástica, por exemplo, tende a espantar o sedentarismo sem sofrimento. Aqueles que presenciam a decisão de um amigo de parar de fumar têm mais chances de largar o cigarro. E os que preferem conviver com pessoas alegres acabam tornando-se mais satisfeitos com a vida. De acordo com um estudo assinado pela Harvard Medical School, nos Estados Unidos, se um grande amigo seu ficar contente, a probabilidade de você começar a rir à toa só por conviver com ele é de 60%.
Como humores e hábitos se tornam contagiosos? Os mecanismos que permitem a propagação de algo que não cabe em um tubo de ensaio ainda pedem mais esclarecimentos. Os cientistas, porém, têm algumas pistas. “Os animais sociais, como é o caso do homem, nascem com a capacidade de imitar seus pares mesmo sem ter consciência disso. É o efeito camaleão” explica a neurocientista Eliane Volchan, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “Fazendo isso, o indivíduo consegue incluir-se no grupo e obter a necessária proteção para sua sobrevivência.”

Seria como uma mímica involuntária ou instintiva, a mesma que nos rege toda vez que presenciamos um bocejo — quando nos damos conta, já estamos com o bocão aberto. Mas o trabalho do pessoal de Harvard vai ainda mais longe: sugere que a transmissão pode se dar entre desconhecidos, e a distância. De acordo com os pesquisadores, existem até três graus de contágio social. Ou seja, o amigo do vizinho de porta do seu melhor amigo tem influência sobre sua felicidade.

Outro aspecto que reforça a importância dos nossos relacionamentos é o papel das amizades na conquista da saúde. Um artigo do jornal americano The New York Times publicado em abril mostra que o amparo emocional do amigo é capaz de prolongar a vida, renovar a memória, combater o câncer, proteger o coração e até evitar a obesidade. A neurocientista Eliane Volchan complementa: “Temos evidências de que a amizade acelera o tempo de cicatrização de uma lesão e também ajuda a reduzir o estresse”.

O cochilo pós-almoço que desestressa


O cochilo pós-almoço que desestressa

Recostar-se depois de comer e se entregar a alguns minutos de sono bota o sistema cardiovascular para descansar, aplaca os ânimos e, de quebra, renova a concentração para enfrentar o segundo turno no trabalho

por ADRIANA TOLEDO I fotos ALEX S. I ilustrações MELISSA L.


Sábios são os espanhóis, que, diariamente, fecham as portas de seus estabelecimentos comerciais por volta da 1 hora da tarde para as reabrir somente lá pelas 3, quando retornam revigorados do sagrado período da siesta. O costume, que para nós brasileiros se traduz em tirar uma soneca depois de almoçar, se tornou alvo da ciência. Um time de psicólogos e neurocientistas do Allegheny College, nos Estados Unidos, avaliou os benefícios do sono diurno na recuperação cardiovascular após uma situação tensa. Para isso, separaram 85 pessoas em dois grupos. Um deles deveria dormir por 45 minutos durante o dia enquanto o outro permanecia acordado. Todos os participantes foram submetidos a testes de estresse. Os cientistas também aferiram a pressão arterial e constataram que ela se apresentou mais baixa entre a turma que repousou. Em outras palavras, o impacto negativo do nervosismo sobre as artérias foi revertido mais rapidamente.

"Outros trabalhos já demonstraram que descansar após o almoço diminui a pressão sistólica", confirma o cardiologista Marco Antônio Gomes, do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, sem se espantar. Ao falar em pressão sistólica, ele se refere ao número de maior valor que aparece registrado no aparelho de medição.

Os especialistas especulam que esse fenômeno seria comandado pelo cérebro, mais precisamente pelo sistema nervoso central, que é dividido em simpático e parassimpático. O primeiro acelera e o segundo coloca um freio nas funções fisiológicas. "Quando dormimos, há redução da atividade simpática, o que relaxa os vasos e diminui os batimentos cardíacos", explica o pneumologista especialista em sono Pedro Genta, do Hospital do Coração, em São Paulo. Entendeu então a lógica de uma soneca como sobremesa?

A curta duração de um cochilo não desmerece suas qualidades. "Em 45 minutos, é possível atingir a fase três do sono". Ou seja, dá tempo suficiente de ele se aprofundar a ponto de proporcionar vantagens ao corpo.

Vale reforçar, porém, que é na escuridão da noite que o cérebro secreta um hormônio fundamental para que se adormeça bem pra valer: a melatonina. "Uma venda nos olhos ou um quarto escuro ajudam a simular o descanso noturno, potencializando a ação positiva da sesta",

terça-feira, 7 de junho de 2011

13 dicas para se ter um infarto feliz


13 dicas para se ter um Infarto feliz





1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias;
2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos;
3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde;
4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem;
5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc. ;
6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranquila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes;
7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro;
8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro;
9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo;
10. Se sentir que está perdendo o ritmo e o fôlego tome logo estimulantes e energéticos. Eles vão te deixar tinindo;
11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.
12. Deixar para ler o www.perguntascretinas.com.br depois e nunca acessá-lo.
13. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração e meditação diante de Deus. Isto é para crédulos e tolos. Repita para si: “-Eu sou a minha própria religião”.

sábado, 4 de junho de 2011

Cérebro saudável, dicas e exercícios.


Cérebro saudável, dicas e exercícios para o cérebro




cérebro humano é a alma do seu sistema nervoso. Controla actividade involuntárias tal como a respiração, digestão, e o batimento cardíaco, que também é uma função automática do corpo humano. Este órgão também controla outras actividades conscientes que são consideradas actividades de ordem superior como raciocínio, abstracção, e pensamento. O cérebro humano é superior a qualquer outro cérebro de uma outra qualquer espécie conhecidas.
O cérebro é também o centro sob o qual outras características humanas são definidas. A criatividade por exemplo, é uma característica associada ao cérebro. Tal como a personalidade. O cérebro deixa-nos tomar decisões e definir cores e cheiros. Este órgão controla também todas as outras actividades de percepção do corpo humano.
No entanto, o cérebro humano, por muito forte ou invencível que possa parecer, não irá permanecer assim para sempre. Tal como com qualquer outra parte do corpo, o cérebro humano envelhece e enfraquece com o passar do tempo. O estilo de vida e outros factores externos afectam a velocidade do processo de envelhecimento. À medida que vai envelhecendo o cérebro vai ficando mais lento em termos de funcionamento e vai tendo cada vez mais dificuldades de se rejuvenescer. No entanto, existem formas de otimizar o funcionamento do cérebro reduzindo o impacto do envelhecimento no mesmo. Veja em seguida algumas dicas que o podem ajudar.

1 – Tenha um estilo de vida saudável

O cérebro é parte integrante da anatomia humana. É provavelmente o órgão mais importante do corpo, mas claro, todos sabemos que cada órgão trabalha para o correcto funcionamento de todos os outros. O cérebro está sempre sujeito ao estilo de vida que o seu dono leva. No caso da pessoa gostar demasiado de álcool, pode não usufruir de todas as potencialidades do seu cérebro. O álcool e algumas outras substâncias destroem as células que compõem o cérebro. Sendo o cérebro um órgão que não pode ser substituído e que terá de viver com o seu durante toda a vida, convêm que o preserve. Portanto tente ter um estilo de vida saudável.

2 – Coma os alimentos certos

Comer os grupos alimentares certos irá claramente trazer benefícios para o seu cérebro. O cérebro é a parte mais activa do corpo humano. Mesmo quando se dorme, o cérebro permanece activo e vibrante. O seu cérebro irá agradecer se comer de forma equilibrada os grupos alimentares certos. Infelizmente quando pensamos em melhorar a nossa dieta apenas o fazemos para melhorar o nosso aspecto exterior esquecendo-nos que quem mais beneficia com a nossa opção é mesmo o nosso corpo a nível interno.

3 – Dedique algum tempo ao exercício físico

exercício físico não é apenas saudável para o seu corpo, é também bastante saudável para a sua mente. Como tal o seu cérebro beneficia em grande escala de um estilo de vida mais balanceado.

4 – Liberte-se do stress sempre que possa

Nos dias que correm com toda a competitividade e velocidade com que vivemos o nosso cérebro está sujeito mais do que nunca a pressões que podem trazer complicação no futuro. Tire pelo menos um dia por mês para relaxar, para esquecer os problemas e dormir uma noite tranquila. Será como um respirar fundo para o seu cérebro. A meditação pode ser também uma forma de reduzir o stress, dedique algum tempo a aprender a meditar e verá que não se vai arrepender.

5 – Dedique algum tempo à leitura ou a actividades intelectuais

Porque o seu cérebro é como um músculo e precisa de exercício, dedique menos tempo à televisão e delicie-se com um bom livro ou então pondere alguns jogos como o xadrez. Lembre-se que quem passa demasiado tempo sentado sem exercício físico atrofia e perde elasticidade, com o seu cérebro acontece a mesma coisa quando não é estimulado.
cérebro humano é um órgão como outro qualquer, portanto vale a pena cuidar dele tal como cuida da sua pele ou da sua higiene diária, não só cuidar da parte física como da parte intelectual.

Mães de Florianópolis fazem "mamaço pró-amamentação"


Mães de Florianópolis e região fazem "mamaço pró-amamentação" neste domingo na Capital

Mulheres se organizam por redes sociais e marcam atos em várias cidades do Brasil




Mães de Florianópolis e região vão se reunir neste domingo, às 15h, no trapiche da Beira-Mar Norte, para um "mamaço pró-amamentação" que defende o direito das mulheres amamentarem seus filhos em público.


O ato é um protesto contra dois acontecimentos recentes. No primeiro, uma mãe de São Paulo foi repreendida por amamentar seu filho em um local público. No segundo, uma jornalista, de Belo Horizonte, teve a foto em que aparecia dando de mamar ao filho retirada do Facebook. A rede social considera que a imagem "viola os termos de uso".


Os casos ganharam repercussão nacional, e viraram o principal assunto do blog da jornalista que protagonizou a ação, o www.blogmamiferas.com.br.


Em apoio as mulheres que passam por situações constrangedoras ao amamentar os filhos em público, mães de todo Brasil postaram fotos no Facebook nas quais aparecem amamentando e se organizaram pela própria rede social para marcar os mamaços.


Na Capital, a manifestação também pretende incentivar a amamentação e enaltecer os benefícios do aleitamento materno para crianças com até dois anos de idade ou mais e como alimento exclusivo até os seis meses do bebê. O aumento da licença maternidade de quatro para seis meses também será abordado.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sono curto ou de má qualidade diminui resistência do corpo


Sono curto ou de má qualidade diminui resistência do corpo




Noites mal dormidas podem resultar em quadro frequente de gripe

A função do sono é restaurar. E um dos motivos pelos quais precisamos restaurar nossas energias é o fato de que, quando o corpo está descansado, sua imunidade aumenta. Logo, o cansaço e a fadiga favorecem o aparecimento de doenças relativas à baixa defesa do organismo.

A partir dessa premissa, foram feitas pesquisas para tentar comprovar se o sono de má qualidade estava relacionado ao aparecimento do resfriado. Os cientistas descobriram que as pessoas que se privam do direito de dormir o suficiente por noite ficam mais suscetíveis a adquirir a gripe.

Um estudo norte-americano traçou um paralelo entre o aparecimento do resfriado e as poucas horas de sono. Os pesquisadores concluíram que os indivíduos que dormem menos de sete horas por dia estão três vezes mais suscetíveis ao vírus causador da doença do que aqueles descansados por uma noite completa de restauração.


A chefe da disciplina de Biologia do Sono da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e médica do Instituto do Sono, Lia Rita Azeredo Bittencourt, explica como se dá a deficiência imunológica nos pacientes que não têm um sono adequado e duradouro: "A privação do sono diminui a quantidade e a função das células responsáveis pela imunidade, os linfócitos, monócitos e macrófagos. Isso leva ao aparecimento de doenças infecciosas, câncer e diminuição do efeito das vacinas e tratamentos imunizantes".

Ela ainda afirma que outras doenças decorrentes da deficiência de imunidade podem estar relacionadas às poucas horas de sono. Alguns exemplos são o lúpus, a artrite e os problemas na glândula tireoide. A diabetes e o câncer também podem aparecer com maior facilidade em indivíduos que negligenciam na importância das noites bem-dormidas e trocam as horas de descanso do organismo por outras atividades, como trabalho e diversão.



No caso mais especifico do resfriado, há dois fatores que podem favorecer o aparecimento da doença: o número insuficiente de horas e a má qualidade do sono.

No primeiro caso, é preciso dormir pelo menos sete horas, com um ideal de oito horas em média, para sanar o problema. Sobre a qualidade do sono, o principal é evitar acordar demais durante a noite, tratando corretamente problemas como o ronco alto e a apneia do sono.

Como é possível que a privação do sono esteja ocorrendo de forma excepcional, devido a um evento não rotineiro, os médicos recomendam que, nesses casos, os pacientes usem medidas preventivas para impedir que a baixa imunidade se torne uma gripe.

Uma das formas de realizar isso é investir na ingestão de maior quantidade de vitamina C.

Assim que a quantidade de horas de sono voltar ao normal, recomenda-se, contudo, que o indivíduo continue ingerindo as vitaminas por meio das frutas, para elevar sua imunidade a um nível maior do que aquele anterior ao problema do sono.


Faça um cadastro em meu blog e receba todas as novidades do dia.
mariopalestras@hotmail.com