Mario Palestras

PROGRAMA MOTIVAÇÃO E INOVAÇÃO

Acesse: https://www.facebook.com/MotivacaoInovacao

Site: www.mariopalestras.com.br

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Saudade é a prova de que aquilo que vivemos valeu a pena.

“Saudade é a prova de que aquilo que vivemos valeu a pena”.

Eu li o pensamento, escrito a giz em uma tabuleta, numa calçada, em frente a um estabelecimento comercial numa das ruas que transitei na cidade, caminhando pela calçada, um tanto distraído.

Foi assim, num relance de passagem. Mas como deve acontecer com você também, é aquela coisa que chama atenção com muita força!

Dei uns passos e voltei para confirmar o que estava escrito.

Logo, ali na calçada mesmo, me dei conta, de quanta saudade eu sinto, já senti, além daquelas que ainda vou sentir!
Então resolvi pesquisar, para encontrar esta citação creditada a algum autor! Nada.
Por isso resolvi primeiro, trazer uma definição de Saudade!
Saudade é um termo difícil de explicar, existindo tão somente no vocabulário da língua portuguesa sendo uma espécie de nostalgia, mas mais complexa. É a lembrança de um bem que está ausente. A palavra vem do latim ‘solitate’. No fado e na música popular, a saudade e a partida são temas constantes, tal como o mar.
Agora, me responda: Você já sentiu ou sente saudades?

Tenho certeza que sim!
Agora, outra pergunta! Você sente saudades de acontecimentos ruins ou desagradáveis da sua vida?
Claro que saudade, sentimos das coisas boas, não é?

Saudade faz pensar imediatamente em imagens do passado, em pessoas queridas que não esteja mais próximas de nós, ou algum momento específico da vida da gente.

São recordações que ficaram guardadas com carinho em alguma parte do nosso mundo de dentro, como uma caixinha de recordações. Quando vem a lembrança, vem também, junto, uma série de outras lembranças e sentimentos e pensamentos.

Por exemplo, como será que vai ser lembrar-se de um momento especialmente emocionante da nossa infância, ou de alguém importante da nossa adolescência que nem temos mais notícia?

Ou daquela pessoa que amamos tanto e já não está conosco, ou porque morreu ou porque a vida separou?

Tá bom... Eu já vou parar, por que vai mexer muito as pessoas. Mas enfim, o que eu queria mesmo é ter dado este toque.
Afinal de contas, já disse um pensador: “Saudade é a prova de que aquilo que vivemos valeu a pena”.



Faça diferença na vida das pessoas...

Preconceito


Preconceito

Convido você, para nesta semana, juntamente com as APAES Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de todo o Brasil, refletir sobre a questão da deficiência.

O Movimento APAEANO comemora a Semana Nacional do Excepcional de 21 a 28 de agosto, desde sua instituição em 1964. Atentos à importância das conceituações mais apropriadas ao atual patamar de valorização dos seres humanos e à sua influência na formação da consciência social, a “Semana Nacional do Excepcional” agora é ”Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” e traz como tema: Autogestão e Autodefensores: Conquistando caminhos para ser e conviver.

Uma semana dedicada não à “comemoração da deficiência” e sim a celebração da vida com qualidade, apesar da deficiência.
À comemoração das conquistas já alcançadas e a reflexão sobre que barreiras ainda precisam ser rompidas. E aqui, não me refiro apenas às barreiras arquitetônicas, de acessibilidade, que são sim muito importantes, mas não são elas sozinhas que promovem o acesso e garantem a permanência das pessoas com deficiência na sociedade historicamente planejada para as pessoas “ditas normais”.

Gostaria de chamar a atenção às barreiras que nós, seres humanos, estabelecemos diante de nossos irmãos com deficiência. Por medo do desconhecido e do diferente, paralisamos. Preferimos acreditar e apostar na igualdade ditada pela mídia e passamos a acreditar que somente se enquadram na sociedade as pessoas que apresentam padrões pré-estabelecidos de beleza, de habilidades, de inteligência.

Qual tem sido nosso real envolvimento na busca da superação de estereótipos, dos preconceitos e da discriminação e na valorização e qualificação do ser humano?
Este é um momento oportuno para buscarmos dentro de nós os “pré-conceitos” que nos acompanham e que muitas vezes nem nos damos conta.
Momento para refletir sobre a postura que temos diante das pessoas com deficiência.

É tempo de vencer conceitos negativos, historicamente instituídos. É preciso “des-preconceituar”.

As pessoas com deficiência não podem mais ser vistas como sinônimo de incapacidade e isso requer de nós mudança cultural de postura frente à diversidade e mudanças na concepção da deficiência.

Precisamos conceber uma sociedade inclusiva, onde cada ser humano tenha seu espaço garantido. Uma sociedade aberta e acessível, a qual estimule a participação, que acolha e aprecie a diversidade e suas experiências e que ofereça oportunidades para que todos possam desenvolver seu potencial humano.

Roberto Shinyashiki escreve que “A primeira transformação necessária para que ocorra a felicidade é passar a acreditar na possibilidade de um mundo onde todos possam se realizar”.

Então, cabe a cada um de nós darmos o primeiro passo, rumo à construção de uma sociedade capaz de aceitar, conviver e promover o crescimento mútuo. Uma sociedade que respeita a diversidade e onde todos são iguais em dignidade e direito.


Faça a diferença na sua vida e na vida das pessoas.

domingo, 8 de agosto de 2010

Você sabe o que é comprometimento?


Você sabe o que é Comprometimento?

As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e quando não as encontram, as criam... (Bernard Shaw)

Quando se trata do futuro, há três tipos de pessoas...

Aquelas que fazem acontecer!

Aquelas que deixam acontecer!

E aquelas que se espantam com o que aconteceu.

Mas o que é que diferencia estas pessoas, antes mesmo dos resultados que obtêm na vida?

Pra mim existe uma palavra que define completamente, quem “Faz Acontecer” e são protagonistas da sua própria história de vida, daquelas que simplesmente são coadjuvantes e assistem à história passar.

Esta palavra é: COMPROMETIMENTO.

Infelizmente a palavra comprometimento tem sido usada a torto e a direito por pessoas e empresas, o que tem gerado certo ceticismo.
Entretanto, parece que as pessoas não sabem o verdadeiro significado desta palavra, que é: estar possuído por uma genuína vontade e intenção de realizar algo.
Então, tomando como base esse significado, comprometimento, vem do verbo Comprometer que segundo o dicionário, significa: [do latim compromittere] quer dizer também compromissar.


 
1. Fazer assumir compromisso; obrigar por compromisso.

2. Dar, como garantia; empenhar - ex.: comprometer a palavra.

3. Assumir compromisso, responsabilidade; obrigar-se:
Resumindo: Quando temos um sonho ou definimos um objetivo e queremos mesmo realizá-los, precisamos nos comprometer para sua efetiva realização.

Esse comprometimento é a única maneira que existe de diferençar pessoas que realizam daquelas apenas vêem a vida passar.
Agora, sabendo dessa diferença, quando se tratar de nosso futuro. Cabe escolher em qual grupo de pessoas queremos estar.

Eu já fiz minha escolha há muito tempo! E Você?
Lembrando a você, que HOJE é consequência daquilo que fez ontem, como o amanhã será consequência do que faz hoje.
Digo isso, e quero reforçar simplesmente, que para alguns, pode haver dois caminhos: Um meio ou uma desculpa!

Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes. Uma vez que o sucesso é construído à noite!

Durante o dia você faz o que todos fazem.

Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.

Por isso, não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso.

Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chopp com batatas fritas.
Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão. Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.

A realização de um sonho depende de dedicação. Há ainda muita gente que espera que o sonho se realize por mágica. Mas toda mágica é ilusão e a ilusão não tira ninguém de onde está.
Em verdade, a ilusão é combustível dos perdedores, pois... "Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa."

Faça diferença na vida das pessoas e na sua também...

sábado, 7 de agosto de 2010

Sair da rotina


Sair da rotina

Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de racionar e aprender. (Alexandre Herculano)

Vamos caminhar um pouco, por aí?
Pode ser numa praça, num jardim, não importa... Pode ser numa estrada qualquer, na rua movimentada ai perto de onde você mora ou trabalha.

Nesse momento, o que realmente importa é: andar, conversar, olhar para os lados, observar a paisagem!
Hei. Espere só um instante! Preste atenção à sua volta agora!

O que chama sua atenção neste momento?

Você percebe algum som em especial? Vê alguma imagem ou paisagem marcante? Sente algum odor diferente?

O que é que se destaca? Você consegue perceber algo realmente diferente?

Ah, você esta curioso para saber, o porquê, destas perguntas? Achou estranho este convite?

É muito simples!



Nós nos envolvemos tanto com “coisas para fazer” que nos esquecemos de observar simplesmente o mundo que está à nossa volta!
É sério isso! Se você se deslocou de casa para o trabalho hoje, o que você percebeu de diferente durante o caminho, o que você conseguir observar de diferente em sua rotina?

O que? Foi tudo tão normal. É todo dia tão normal! Sim eu acredito que seja mesmo. Mas pode ficar calmo ai. Não estou fazendo nenhuma crítica a você, sobre sua maneira de ir e vir ao trabalho, ou como anda pelos caminhos que tem o hábito de andar. Isso que estou fazendo é um alerta apenas, pois ele já serviu pra mim mesmo!
Recentemente mudei de bairro. Isto na verdade, me tirou de uma longa rotina de casa para o trabalho. Então cada vez que saio de casa, escolho uma nova rua para me deslocar. Fico curioso em conhecer a região.

Essa pequena mudança de hábito me despertou para esta reflexão.

Imagine quantas vezes, mergulhamos profundamente em preocupações com trabalho, família ou outra qualquer, que acabamos nos deslocando de um lugar para outro, sem perceber o que e quem está a nossa volta. Não nos damos ao trabalho e a oportunidade de observar o que tem de diferente ou novo pelo caminho. O deslocamento acaba sendo meio automático.

Por isso, que eu quero sugerir a você hoje, que faça este pequeno exercício de observação tudo que tem a sua volta. Observe com atenção as pessoas, coisas, plantas se houverem. Enfim, preste atenção, por um instante que seja ao mundo que te rodeia.

Acredite-me, você vai descobrir coisas incríveis que nem imaginava existirem ai tão perto de você.

Depois, se você quiser me contar sua experiência, será um prazer recebê-la!

Faça diferença na vida das pessoas e na sua também...

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A felicidade encontra-se dentro de você


A felicidade encontra-se dentro de você


Os homens sempre esquecem que a felicidade humana é uma disposição da mente e não uma condição circunstancial. (John Lodke)

Caminhava na beira mar norte, vento frio sopra insistente, o sol escondia-se entre as nuvens, as pessoas andavam de um lado para o outro, mergulhei em pensamentos, sobre planos, projetos, sonhos. Discutindo ideias comigo mesmo.

Então reparei numa figura, sentada em posição de quase de “lótus”. Olhos fechados parecia meditar.
Minha curiosidade não permitiu continuar a caminhada. Parei ali um pouco ao lado daquele homem, que estava vestido de forma simples, tinha cabelos branquinhos, o que dava a entender que já tinha uma certa idade de maturidade, os cabelos bem cortados e penteados, também se apresentava bem barbeado. Porém nada com uma típica imagem de um “monge”, por isso mesmo a atenção que me chamou pelo estado que se encontrava.
Um semblante que exalava felicidade.

Eu nunca tinha me dado ao trabalho de observar alguém meditando. Ali estava eu parado na beira mar, numa tarde de inverno, observando atentamente, um completo estranho, em estado de meditação.

Claro que um turbilhão de pensamentos ocorreram, desde eu estar invadindo uma privacidade, até o fato da minha presença enxerida ali, importunar aquele homem.

Enquanto combatia meus próprio pensamentos, fui surpreendido com sua fala:

- Pode me perguntar qual é razão da minha felicidade?

A primeira coisa que murmurei pra mim mesmo num som quase incompreensível foi:

- Esse cara leu meu pensamento!

Quando então consegui falar claramente para ele.

- Desculpe-me senhor, não queria perturbá-lo, atrapalhando sua meditação!

- Você não me perturbou! Eu não estava num estado que permita ser perturbado.

- Mas o senhor estava meditando, não estava?

- Sim, estava!

- Mas meditar não quer dizer, desligar-se do mundo exterior e concentrar-se em si mesmo?

- Verdade, mas não quer dizer que eu não possa me integrar com o mundo à minha volta.
- Interessante. Como isso funciona?
- Ah meu rapaz, este é o caminho do aprendizado.
- Agora sim, o senhor conseguiu aguçar minha curiosidade. Eu me considero um aprendiz da vida, ainda não consegui chegar nesse estágio.
Enquanto esse diálogo acontecia, pessoas caminham por ali, passavam em apressadas idas e vindas, sem dar qualquer atenção ao homem e a mim, que ali conversava com ele. E o semblante feliz do homem, não se alterou. Uma serenidade incrível se mantinha na face. O que me estimulou a reafirmar a pergunta que ele sugeriu, quando começamos nossa conversa.
- Já que o senhor sugeriu, quase lendo meu pensamento, permita-me perguntar: Qual é o motivo desse seu estado visível de felicidade?
- O motivo sou eu? Respondeu.
- Como? Pode me explicar isso! Que eu estou fazendo um esforço enorme e não consegui entender o que isso significa. Você ser o motivo da sua felicidade.
- Claro, explico sim, com muito prazer. Eu sou feliz, por mim mesmo. Pelo que sou. Eu não tenho nenhum motivo que não seja eu mesmo, para ser feliz.
- Bem, eu acredito que a felicidade está dentro de nós. Mas Como eu posso ser meu próprio motivo para ser feliz?
- É isso mesmo, a felicidade encontra-se dentro de você. Por isso você é o motivo da sua felicidade. Qualquer coisa fora de você pode desaparecer, mudar, acabar. Com isso acaba seu motivo de ser feliz.

- Agora entendi... Vou me concentrar mais em mim mesmo. Prestar atenção no motivo que eu sou para ser feliz.

- Cuidado meu rapaz, não queira forçar a barra.
- Hum! Como é que é?
- Você só precisa deixar a felicidade brotar em você. Deixá-la aflorar. Se você forçá-la, ela não surgirá. É como plantar uma semente na terra e querer em seguida colher os frutos da árvore.

- Caramba. Agora sim, você arrasou! Que tipo de monge você é?

- Nenhum. Sou apenas um homem que descobriu em si mesmo todos os motivos para ser feliz.

- Muito obrigado pela lição! Eu ganhei o dia. Ganhei a semana, o ano, a vida!
- Vai em paz meu amigo, permita-se ser feliz. Você é o motivo da sua Felicidade!.

- Até mais, meu amigo! Tchau.

- Tchau.
E você, percebeu que você é seu único motivo para ser FELIZ.

Faça diferença na sua vida e na vida das pessoas...

A vida é maravilhosa se você nao tem medo dela


A vida é maravilhosa se você não tem medo dela
O grande gênio da arte de fazer sorrir, rir e gargalhar, também um sábio da vida, Charles Chaplin, disse uma vez: "A vida é maravilhosa se você não tem medo dela”.

Mas quanta gente que eu encontro por aí, vivendo de forma apavorada. Esquivando-se das oportunidades, simplesmente, por que tem receio do que pode dar errado.
Estas pessoas, eu chamo de sabotadores da própria felicidade!

Ah... Quero deixar bem claro, que eu falo com conhecimento de causa. Eu já pertenci a essa legião de pessoas.

Já houve uma época em que eu não acreditava que algum projeto pudesse dar certo em minha vida.
 

Isso já aconteceu com você? Nunca! Que maravilha. Mas se já aconteceu ou acontece, Como mudar essa condição?

Entendo que para mudar isso existem diversas formas. Mas a mais importante e efetiva é mudar a forma como você encara ou aceita a responsabilidade que tem sobre suas realizações e principalmente sobre sua Felicidade. Como disse o Chaplin na frase do início da mensagem: Aceitar que a vida é maravilhosa, e não ter medo dela.

Mas então eu pergunto: alguém poderia ter medo da vida? Com certeza sim. Muita gente tem!

Como?

Acreditando, não ser merecedor de algumas coisas, como conquistas no campo profissional, pessoal, emocional, etc.

Agora, você precisa compreender com maior profundidade, o significado da frase de Chaplin. E para tornar isso realidade, uma qualidade é imprescindível, seja qual for a área da sua vida: A INICIATIVA.

Vou dar um exemplo bem claro sobre isso!

Uma vez, num dia de muito calor, numa sala de aula da faculdade. Todos os alunos sentiam-se desconfortáveis com aquela condição. Mas o professor não tomava iniciativa de ligar o ar-condicionado. Os alunos reclamavam do calor. De repente, uma aluna disse em voz alta e educadamente:

- Por favor, professor, o senhor poderia ligar o ar-condicionado?

Imediatamente, o professor se levantou e ligou o aparelho de ar-condicionado. Os alunos logo mexeram com a garota, chamando-a de “queridinha” do professor.

Ao que o professou respondeu á turma:

- Não é nada disso. Ela apenas foi a única pessoa que teve iniciativa, de pedir o que estavam precisando. Todos vocês preferiram ficar parados, sem demonstrar essa iniciativa para solucionar o problema.

E então, quantas vezes você já desejou que alguma coisa acontecesse e não conseguiu tomar a iniciativa de dar o primeiro passo?

Quer ver um exemplo corriqueiro que encontro quase todos os dias? Pessoas que gostariam muito de expressar seu sentimento em relação à outra e não o faz. Até que aquela pessoa não esteja mais disponível. Então sofre, reclama da falta de sorte.

No campo profissional isso também é bastante comum. Pessoas que sofrem num emprego sentem-se infeliz, mas não tomam a iniciativa de pelo menos enviar um currículo para criar uma nova oportunidade em outra empresa.


Pense agora, qual será sua iniciativa hoje, para dar o primeiro passo para a vitória em sua vida.

Faça a diferença na sua vida e na vida das pessoas...