Mario Palestras

PROGRAMA MOTIVAÇÃO E INOVAÇÃO

Acesse: https://www.facebook.com/MotivacaoInovacao

Site: www.mariopalestras.com.br

sábado, 31 de julho de 2010

Porque é tão difícil emagrecer?


Porque é tão difícil emagrecer?

O sucesso não é determinado pelas vezes em que você cai ou é derrubado, mas na rapidez com que você volta a se levantar.  (Ralph Marston)

Como você está hoje?

O que você vai fazer para manter a situação se estiver bem ou mudar a situação que não está legal?

Sim, porque se você acaba de responder algo para a pergunta inicial que eu lhe fiz, independente de que sua resposta tenha sido positiva ou negativa, alguma coisa é necessária que seja feito. Esse esforço pode fazer com que você mergulhe numa sensação de paz, de felicidade e de realização ou mesmo de tristeza e frustração.
Enquanto você reflete sobre esta primeira provocação, vamos avançar para próximas questões.

Qual é o custo da felicidade?

Qual é o custo do sucesso, da realização pessoal, da satisfação com seu próprio corpo, da realização de um sonho?

Agora eu sugiro que você pare só mais um instante para pensar seriamente nestas questões. Porque, se fazer sucesso na vida, não tivesse nenhum custo, todos nós, melhor, todo mundo faria ou alcançaria o sucesso que desejasse. Se as conquistas ou as realizações, não tivessem um custo, todas as pessoas estariam realizadas e conquistariam simplesmente tudo que desejassem.

Da mesma forma, a felicidade exige uma dedicação a ela. Caso contrário ela perderia o sentido. Não acha?
Ah sim... Tenho certeza que alguém ai vai levantar-se e contestar ou pelo menos afirmar que não precisaria ser tão difícil.

Concordo com quem pensar assim, mas a dificuldade de que estou falando é relativa. Tudo vai depender do quanto você está preparado para arcar com os custos ou da relação que você faz entre custo e benefício.
Eu vou lhe dar exemplos então?
Um atleta, para conquistar uma medalha em uma modalidade qualquer que deseja, não basta apenas querer participar de competições e vencer. Ele precisa estabelecer uma meta que deseja alcançar, então dedicar-se a um programa de muito treinamento e de preparação, munir-se de determinação e atitudes vencedoras, concentrar-se na vitória que deseja alcançar e competir.

Da mesma maneira, uma pessoa que deseja a realização profissional, que deseja o emprego dos sonhos, precisa se preparar e adquirir conhecimentos sobre a área ou profissão onde quer atuar, desenvolver habilidades e se possível adquirir experiências, juntamente com uma boa apresentação pessoal. Além de saber “vender seu peixe”.
A jovem que sonha conquistar uma companhia legal, para complementar sua vida amorosa, deve desenvolver qualidades e ter atitudes, que atraiam as pessoas certas.

O Rapaz, que acaba de decidir sobre seu corpo, não concordando com seu peso e quer alcançar um peso ideal, seja por determinação própria ou por sugestão médica. Terá uma maratona de desafios pela frente, adequar-se a um programa de reeducação alimentar, vigiar seu apetite, buscar acompanhamento médico e manter visitas frequentes à balança.
Mas como estamos falando de custos de uma conquista ou da realização de um sonho. Existe aqui, outro item importante que em qualquer um dos casos citados aqui deve ser analisado com cautela, mas muita determinação.
Quer saber?

Então reflita: Qual é sua capacidade de enfrentar um dos desafios citados ou propostos, como um todo, sem desanimar diante do “tamanho da montanha a ser escalada”?
Muitas vezes um desafio ou mesmo um sonho, pode parecer grandioso demais para ser realizado. Ou você se sentir pequeno, talvez incapacitado de dar conta dele ao todo, duma vez.

Pra isso existe uma saída muito simples. Não encarar o desafio de uma vez, ao todo, mas procurar dividir o objetivo final ou as tarefas necessárias para alcançá-lo em etapas menores, faz com que seja menos assustador ou até menos desafiador.

Divida sua conquista em parcelas.
Não é assim que as pessoas com uma renda ou capacidade menor de pagamentos, compram os bens que representariam um ou mais anos de seu salário? Fazendo um parcelamento?

Você quer ver como é?

Vou pegar o último exemplo, o do rapaz que deseja emagrecer. Até por tratar-se de uma situação mais corriqueira, talvez mais desafiadora, que as demais. E também a que apresenta maior índice de desistências em sua conquista.

Suponha que alguém que você conhece, deseja ou mesmo necessita emagrecer alguns quilinhos. Por exemplo, o desafio inicial é algo como 18 ou 20 quilos, para chegar ao peso ideal. É um número interessante, não acha?
Ah, e agora?

Se a proposta, o desafio ou meta for alcançar os 18 ou 20 quilos de emagrecimento numa só etapa, que pode ser num período de três meses. Tenho certeza que de saída, vai lhe parecer um desafio assustador. Um objetivo quase inalcançável. Não é mesmo?

Mas se esse objetivo for dividido em algo como 1 quilo por semana. Cada pequena etapa destas será muito mais fácil de ser conquistada e ainda sem a sensação de um grande sacrifício.

Mas para que alguém esteja disposta a encarar um desafio assim, precisa de mais um motivo ou estímulo para seguir adiante. A recompensa por cada etapa conquistada. Então, tem mais: Cada pequeno objetivo alcançado deve ser celebrado.

Sim... Você precisa estabelecer uma forma de premiar-se por cada pequena conquista nesse intervalo de tempo. Assim a motivação para alcançar seus resultados será muito maior e mais significativa. Como é para um atleta que terá uma medalha ou um troféu ao vencer uma competição.

Lembre-se, que mesmo o menor dos esforços cria o embalo. Mesmo que você só avance um pouquinho hoje, ainda assim será um pouquinho mais próximo do seu objetivo, do que você estava ontem.
Avance rumo ao seu sucesso. Mas esteja certo que tudo tem um custo. Então esteja preparado para bancá-lo. Comprometa-se consigo mesmo.

Faça diferença na sua vida também...

O amor incondicional


O amor incondicional


Uma palavra nos livra de toda dor e peso da vida. Esta palavra é Amor. (Sófocles)

Sorria! Você tem uma grande oportunidade em suas mãos, para “curtir” coisas boas e diferentes. Você poderá fazer deste dia um Grande Dia.

Sabe, gostaria de lhe dizer, que sempre que for possível, aproveitar os momentos que a vida lhe reserva para ficar ao lado de quem ama.
Porque estes são os momentos que pode e deve celebrar o AMOR!
Penso que Amor, é um sentimento que o mundo está precisando muito. Não acha?
Mas não só de amor paterno, do amor conjugal, ou amor de filhos, que são todos importantes, aliás, muito importantes. Mas o mundo carece de outro tipo de amor, que anda meio escasso “no mercado”. Esse amor ao qual me refiro é um amor incondicional.

Talvez, boa parte da humanidade ainda precise aprender um pouco mais sobre esse tipo de Amor.

Para dar um exemplo, vou contar uma pequena história sobre um caso de amor, um bocado raro. Chamado de “Amor Maiúsculo”.

É uma história que recebi por e-mail, infelizmente sem citar a autoria.

Conta, que um homem de idade já bem avançada chegou à Clínica, para fazer um curativo em sua mão ferida.
Estava apressado, dizendo-se atrasado para um compromisso e enquanto era tratado, a enfermeira lhe perguntou sobre qual o motivo da pressa.
Ele disse que precisava ir a um asilo de anciãos para, como sempre, tomar o café da manhã com sua mulher que estava internada lá.
Disse ainda, que ela já estava há algum tempo nesse lugar porque tinha um Alzheimer bastante avançado.
Enquanto acabava de fazer o curativo, a enfermeira perguntou-lhe se a esposa, não se alarmaria pelo fato de ele estar chegando mais tarde.

- Não, ele disse. Ela já não sabe quem eu sou. Faz quase cinco anos que não me reconhece.
Estranhando, a enfermeira perguntou:
- Mas se ela já não sabe quem o senhor é, porque essa necessidade de estar com ela todas as manhãs?

Ele sorriu e dando uma palmada de leve na mão da enfermeira e lhe disse:

- É... Ela não sabe quem eu sou, mas eu sei muito bem quem é ela.
Nesse instante os olhos da enfermeira lacrimejaram, enquanto ele saía ela pensou:

...Essa é a classe de amor que eu quero para a minha vida. O verdadeiro amor não se reduz ao físico nem ao romântico.
O verdadeiro amor é a aceitação de tudo o que o outro é, do que foi, do que será e... Do que já não é...

Bem, emoções à parte, a história que acabo de contar, é o sonho de todos nós. É muito linda, que nos faz pensar, principalmente quando falam que não dá mais pra se acreditar no AMOR!

Fica aqui, além desta bela reflexão sobre o Verdadeiro Amor, o desejo que você tenha verdadeiramente um dia... Com um Amor Maiúsculo...


Faça diferença na vida das pessoas...

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Siga o horizonte


Siga o horizonte


Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras ficarão para trás. (Sabedoria Oriental)

Enquanto você avança em sua jornada, caminhando pela vida, com certeza em alguns dias que precisará tomar grandes e importantes decisões. Mas em alguns instantes as escolhas serão difíceis e a solução parecerá bem distante, às vezes, você até é tomado por uma incerteza de realmente exista uma solução.
Mas isto é motivo para desanimar e desistir de tudo que deseja?

Sugiro que você faça o seguinte: Se não aparecer nenhum sinal de solução pela frente, simplesmente, o que você pode fazer é seguir em frente. Durante a caminhada reunir forças, escolher outras direções que possam te levar para uma nova saída.
Quando a descrença ameaçar a tomar conta, é necessário empacotar todos os problemas, dar um passo à frente e tentar novas formulas.
Se for preciso, invente algo novo, invente uma solução, experimente o novo. Arrisque-se dar um abraço no desconhecido!

Obvio que para muitas pessoas tentarem algo novo, é necessária uma boa parcela de coragem. Mas a questão é! De onde tirar essa coragem?
Devemos buscá-la dentro de nós mesmos, quando deparamos com uma situação que não queremos mais conviver.
Quando você buscar dentro de si a coragem, com certeza poderá determinar e experimentar uma mudança importante em sua Vida. Aprenderá dar um passo adiante, romper com seu próprio comodismo, saindo de sua “zona de conforto” e principalmente agir em favor de si mesmo.
Sabe de uma coisa? A vida é uma grande aventura, cheia de descobertas interessantes, desde que não fique perdido entre seus próprios problemas.

Pois, o que muitas vezes acontece, é comportar-se como um cãozinho que descobre uma pulga na cauda e passa horas intermináveis correndo atrás da própria cauda.

Você precisa aprender a mudar de rota, olhar pra frente e buscar novos horizontes.
Quer saber os benefícios que estão ao seu alcance, se você realmente decidir a tomar esse novo rumo? Você poderá:
- Conhecer lugares que nunca imaginou e ver coisas que você nunca viu ou viajar para maravilhosos e distantes mundos, passando por promissores atalhos pelo caminho.

- Encontrar calor, afeto e carinho, talvez um "alguém especial" que lá está para ajudar a se encontrar, ouvindo com interesse as histórias e os sentimentos que você quer compartilhar.

- Descobrir que tem amigos que te apóiam em tudo o que você faz.
Acredite que, seja qual for a sua decisão, elas serão a escolha certa para você.

Então vá em frente. Dando um passo de cada vez, vivendo a vida um dia de cada vez. Por que haverá sempre um dia mais brilhante lá no fim da estrada.

Por isso, não olhe para trás: você não está indo nessa direção! Sua Direção é sempre em FRENTE. È lá que tua vida acontece!

Siga sua caminhada, começando hoje que é especial para você dar o primeiro passo muito importante da sua vida!

Faça diferença na sua vida...

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Você vive reclamando de tudo?


Você vive reclamando de tudo?
Existem pessoas que tem o feio hábito de acusar todo mundo por sua infelicidade.
Costumam dizer que: fulano me fez sofrer, por culpa de beltrano minha vida não deu certo. E assim relatam uma ladainha de problemas, pessoais e profissionais.
Quero dizer que é necessário reagir positivamente. Uma vez que, reclamar não ajuda em nada para resolver qualquer situação que você mesmo tenha que resolver. Você concorda com isso ou não?
Já pensou se todos os problemas fossem resolvidos apenas com reclamação? Outro detalhe interessante são as desculpas que as pessoas simplesmente inventam!

O detalhe é que até mesmo nós ás vezes inventamos desculpas ou procuramos algum culpado por aquilo que não está dando certo em nossa vida.
Mas acredite, se procurar bem, sempre poderá encontrar uma saída, de forma criativa e inteligente.

Então pense nessa possibilidade, acredite como serão diferente todos seus dias de hoje em diante. Afinal, por que esperar apenas as coisas negativas das pessoas? Por isso, pense bem, que você poderá ter sua parcela de responsabilidade nisso.
Mas dentro do seu coração você vai encontrar a energia para ser o artista da sua criação...
A melhor forma de solucionar esses problemas é como acontece nesta história que vou contar agora.

Uma empresa estava em situação difícil, os negócios iam mal, os trabalhadores e colaboradores estavam desmotivados, o balanço, há meses não saía do vermelho. Era preciso fazer algo para reverter o caos. Mas ninguém queria assumir nada. Pelo contrário, o pessoal apenas reclamava que as coisas andavam ruins e que não havia perspectivas de progresso na empresa.

Eles achavam que alguém deveria tomar a iniciativa e reverter aquele processo. Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram um enorme cartaz que dizia: “FALECEU ONTEM A NOITE, A PESSOA QUE IMPEDIA O CRESCIMENTO DA NOSSA EMPRESA. VOCÊ ESTÁ CONVIDADO A PARTICIPAR DO VELÓRIO NA QUADRA DE ESPORTES”.

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava bloqueando o crescimento da empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila indiana. Conforme as pessoas forma se aproximando do caixão, a excitação aumentava.

“Quem será que estava atrapalhando o progresso? Ainda Bem que o Infeliz Morreu!”.

Um a um, os funcionários agitados aproximava-se do caixão, olhavam o “defunto” e engoliam a seco, ficando em absoluto silêncio como se tivessem sido atingidos no fundo da alma.
A pessoa que criou todo este cenário, havia colocado no visor do caixão, um espelho, onde cada um que passava via nele refletido seu rosto.

Moral da história:
Só existe uma pessoa capas de limitar seu crescimento: Você mesmo!

Você é a única pessoa que pode fazer a revolução na sua vida.

Você é a única pessoa que pode prejudicar sua vida.

Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo.

Faça a diferença na vida das pessoas e na sua também...

Indique esse texto para sua empresa... http://psicologiadopensamento.blogspot.com/2010/07/voce-vive-reclamando-de-tudo.html

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Como usar a criatividade para resolver um problema...


Como usar a criatividade para resolver um problema...


Tudo é possível... Acredite que há sempre uma solução para qualquer problema, por mais complexo e difícil que nos pareça. (C. Torres Pastorino)

Certa vez um professor de criatividade de uma universidade procurava submeter seus alunos a algumas tarefas inusitadas.

Em certa ocasião pediu para seus alunos que tentassem trazer para a próxima semana a medida exata de um edifício de 32 andares situada à avenida principal da cidade.
Para tanto ofereceu a cada aluno uma fita métrica, uma tesoura, uma bolinha de pingue-pongue...
Passada a semana, com todos os alunos na sala, o professor perguntou:

- Quem trouxe a medida solicitada?

- Eu! - respondeu rapidamente o primeiro aluno, certo do seu resultado.
- Quais as medidas? - perguntou o professor.
- 68 metros. - respondeu o aluno.
- Como conseguiu? - continuou o professor.
- Fácil - respondeu o aluno - Joguei a bolinha de pingue-pongue no ar.
Medi a densidade do ar e calculei o tempo de queda e apliquei o Teorema de Pitágoras...

- Errado - proclamou com convicção o professor - Quem mais calculou a medida? Pediu novamente o professor.
- Eu calculei professor. - levantou o segundo aluno - Aproveitei no momento em que o sol projetava a sombra do prédio na calçada, medi a sombra, calculei a distância projetada em cada esquina, joguei no computador esses dados e consegui esse resultado: 68.45m.

- Errado! - mais uma vez exclamou o professor - Quem mais, perguntou o professor. Um terceiro aluno pede licença e começa a explicar:
- Aluguei uma escada de Magirus (aquela dos bombeiros), medi até o vigésimo andar que foi o quanto a escada alcançou. Calculei a diferença baseado na primeira parte. Subi pelo elevador até o terraço e de lá lancei uma fita até o 20o andar. Depois medi a fita para tirar qualquer dúvida. Deu 67.42m. Tenho certeza que a minha medida está correta.

- Errado! - declarou o professor para desespero da classe que essa altura estava envolta em silêncio.
- Os demais alunos ficaram com receio do ridículo. Ninguém conseguiria.

Um silêncio sepulcral toma conta da sala! De repente, um aluno tido como medíocre exclamou do fundo da sala:

- Eu tenho.

- Quanto deu? - solicitou o professor, incrédulo.

- 69.20m - respondeu o aluno.
- Perfeito! Correto! Parabéns!
- Ótimo! Como conseguiu? - perguntou surpreso o professor sob o aplauso dos demais alunos.
- Foi fácil! - começou o aluno:
- Fui até o escritório do síndico do prédio. Pedi a planta do imóvel. Lá estavam todas as medidas, inclusive a da altura! Apresentou orgulhosamente o aluno.
Quantas vezes você já tentou resolver um problema ou encontrar uma solução para alguma situação pessoal ou profissional através de fórmulas miraculosas?
E assim acontecem todos os dias, quando muitas pessoas, na incessante procura da solução vão em busca de fórmulas complicadas, de difícil aplicação, se esquecendo que muitas vezes a solução está bem no meio do cérebro.

Muitas vezes vão procurar fora a solução que está dentro de cada um... E a solução mais fácil está bem próxima como exemplo, trabalhar mais, com mais persistência, com mais criatividade!

Que tal nos determos examinando nossos problemas e como solucioná-los com mais facilidade?

Faça diferença na sua vida...

Indique para um amigo esse texto...

Você transforma a dor em pérola?



Você transforma a dor em pérola?

Hoje quero falar com você, sobre as inúmeras situações, onde você deve saber usar suas qualidades. Principalmente naqueles casos em que for acometido de ferimentos, causados por atitudes que outras pessoas com você.
Sempre digo que é nestas horas que uma pessoa precisa aprender a ser uma “pérola”.

Não sei se você sabe, mas as pérolas são feridas curadas!
Eu vou explicar como é que isto acontece!
Pérola é uma jóia muito desejada e rara. Mas ela é resultado de um longo tempo de sofrimento no interior de uma ostra. Elas são produtos da dor, que lhes é causada pela entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.

A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada nácar.
Quando um grão de areia penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra.
Como resultado, uma linda pérola é formada.

Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.

E você, já se sentiu ferido por palavras rudes ou atitudes inconvenientes de um amigo? Ou já foi acusado de ter dito coisas que não disse?
Alguma vez, suas idéias e atitudes já foram rejeitadas ou mal interpretadas por alguém?
Quer saber? Pegue essas agressões que estão machucando você aí dentro e produza uma linda e preciosa Pérola.
Cubra as mágoas, as rejeições sofridas com camadas e camadas de amor. De amor próprio, de amor com compaixão. E lembre-se, que muitas vezes a pessoa que te causou algum mal, que te feriu, nem sequer tinha consciência disso.
Então, por que ficar sangrando por dentro, se isso não vai mudar um fato que já ocorreu. Produza uma pérola!
Guarde isso para você hoje: As pérolas são valiosas e muito admiradas!

Faça diferença na vida das pessoas e na sua também...

Indique esse texto para seus amigos e empresa...

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Você usa a criatividade para sair da rotina?


Você usa a criatividade para sair da rotina?

O maravilhoso da fantasia é nossa capacidade de torná-la realidade.

Vamos tornar a semana mais produtiva?

O que poderia ser um dia interessante?

O que você imagina que é necessário para tornar seu dia, e a vida em geral mais interessante, criativa, e divertida?
Por exemplo, ter um trabalho mais criativo, mais produtivo e mais compensador, que teria um reflexo quase automático nas outras áreas da vida.

Você imagina como poderia fazer isso?

Eu tenho aqui algumas idéias que quero levar até você para discutirmos a respeito!

São coisas como:

- Ser mais simples.
- Tomar certos cuidados... Ter confiança é essencial. Mas um pouco de cuidado é prudente, para evitar futuras dores de cabeça.
- Curtir brincadeiras. Por que a ausência de brincadeiras na vida é caminho certo para a chatice.
- Dar prioridades ao que deve ter prioridade e saber filtrar essas prioridades.
- Um ponto de honra em sua vida de ser: Aprender pelo menos uma coisa nova todos os dias. Para isso e preciso também aprender a ouvir mais.
- Permitir que seus objetivos, dirijam seus passos, mas sem deixar que passem pelo coração e sempre regá-las com muito entusiasmo.
- Saber tomar partido das oportunidades, sem ser apenas oportunista.
- Terminar o que começou! Muitas vezes a frustração na vida, vem da não continuidade em projetos iniciados.
- Ah, importante, comece a planejar o próximo fim de semana já no domingo à noite! Mas use a criatividade, para não cair na rotina.
- Aprender a correr um risco por dia, mesmo que no inicio seja bem pequeno, como por exemplo, iniciar uma conversa com alguém estranho num local fora do seu local habitual de convivência com colegas de trabalho e amigos.
- Aprender a falar com pessoas, ouvindo-as em primeiro lugar. Isso requer disciplina para prática.
- Quando sentir uma real dificuldade em qualquer área ou assunto, pedir ajuda e ajudar aos outros a ajudá-lo (a).
- Aprender a lidar e livrar-se do estresse.
- Ter coragem de dizer com mais frequência: “Vamos apagar tudo e recomeçar”.

Falando em trabalho, que tal fugir do convencional? Uma reunião de trabalho numa praça de alimentação de um shopping? Ou numa lanchonete ai perto do seu trabalho. Sair da formalidade de um escritório fechado!

Agora para finalizar, seja você a dar sempre o primeiro passo.
Espero que você me ajude aumentar essa lista de sugestões! Que tal?

Use sua criatividade e faça algo diferente sempre, a criatividade e o bom humor, são armas poderosas contra a velhice e a chatice, ou seja, nos tornamos pessoas felizes e de bem com a vida.



Faça diferença na vida das pessoas...

Indique esse texto para sua empresa e amigos: http://psicologiadopensamento.blogspot.com/2010/07/voce-usa-criatividade-para-sair-da.html

domingo, 18 de julho de 2010

Como você encara a verdade?


Como você encara a verdade?

Prefiro saber um pouco menos, em vez de saber muito daquilo que não é verdade. (Josh Billings)

Hoje quero falar uma verdade.

O que você acha? Vamos falar da VERDADE? Como você encara a verdade?

Nossa que pergunta direta, não é mesmo?

Você já notou que procuro usar parábolas, porque elas nos transmitem algumas lições de vida, provocam reflexões, e despertar em você, o desejo de vencer, de se valorizar como ser humano, como profissional, etc.

Acontecem fatos que mesmo que desejarmos expô-las de forma direta, podem não serem compreendidos, muito menos aceitos. Por isso o emprego das parábolas aqui contadas é uma forma diferente de enfeitar ou expressar uma Verdade.

Só para você ter uma idéia, tem histórias que me emocionam de tal forma que dependendo do dia, não as consigo utilizar para transmitir a mensagem que gostaria que você recebesse.

Hoje, por incrível que possa lhe parecer, descobri uma parábola que explica a diferença entre a VERDADE E A PARABOLA.

Leia então: “A Verdade e a Parábola” um texto que foi envida sem citar a autoria, para que lhe dê o devido credito.

A Verdade visitava os homens; sem roupa e sem adornos, tão nua quanto o seu nome.

E todos os que a viam viravam-lhe as costas de vergonha ou de medo e ninguém lhe dava as boas vindas.

Assim a Verdade percorria os confins da Terra, rejeitada e desprezada.
Numa tarde, muito desolada e triste, encontrou a Parábola que passeava alegremente, num traje belo e muito colorido.

- Verdade, porque estás tão abatida? - perguntou a Parábola.
- Porque devo ser muito feia já que os homens me evitam tanto!
- Que disparate - riu a Parábola - não é por isso que os homens te evitam. Toma, veste algumas das minhas roupas e vê o que acontece.

Então a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola e, de repente, por toda a parte onde passava era bem vinda.

Então a Parábola falou:

- A verdade é que os homens não gostam de encarar a Verdade nua; eles a preferem disfarçada!
Está foi a forma que encontrei para deixar pra você, mais uma reflexão.
Para que você tenha ainda hoje, Um Bom Dia com VERDADES E PARÁBOLAS!


Faça diferença na vida das pessoas...

Copie o link abaixo e mande para um amigo: http://psicologiadopensamento.blogspot.com/2010/07/como-voce-encara-verdade.html

sábado, 17 de julho de 2010

Você desiste fácil de seus sonhos?


Você desiste fácil de seus sonhos?

Vencer não é o mais importante, mas querer vencer é.  (Vince Lombardi.)

Hoje, quero contar uma história para você.

Havia certa vez um mágico, que sonhava com o glamour e reconhecimento de ser um dos maiores mágicos de seu país. No entanto, não tinha o talento necessário para ser realmente um grande mágico. Apenas sonhava com o Sucesso, mas não aceitava o sacrifício necessário para percorrer um longo caminho até o Sucesso. Seu Nome artístico era: Mister Frakazzus.

Toda noite ele enfrentava o desafio de subir ao palco para fazer seus números, mas constantemente fracassava. Ora era seu coelho fugia da cartola, incontáveis vezes os números preparados acabavam traindo o mestre, saindo tudo errado.
Assim, após mais uma noite de fracasso, Mister Frakazzus voltava para casa e se escondia, fechando-se em seu quarto escuro, como se estivesse no fundo de uma caverna. 
Não saía de lá por nada, por que sentia medo das críticas, medo de se expor ao ridículo durante o dia.
Até que numa noite, ao dormir, sonhou que poderia fazer outras mágicas, usando as falhas do seu show, para alegrar e divertir crianças e adultos.
Ao amanhecer, Frakazzus, resolveu transformar-se num belo e animado palhaço. Lavou a mágoa do coração, injetou entusiasmo na alma, preparou uma alegre e colorida fantasia e partiu para uma nova jornada.

Assim nasceu um novo mágico, um novo ser humano. Que faz magia no coração e na alma de crianças e homens!

O que era fracasso como mágico, agora eram trapalhadas e diversão... Alegria!
Assim nasceu o palhaço Pirulito Sorriso.
Tornando-se alguém que com simples gestos, começou a fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
Agora eu te pergunto: você por acaso conhece alguma história parecida com esta?
Pois é, quantas pessoas tentam uma vida toda, ser aquilo, para qual não tem talento. Insistem e persistem em profissões que não tem nada a ver com seus dons.

Até um dia descobrirem, “por magia” ou com ajuda profissional que precisam de um novo rumo em suas vidas.

Mas apenas a descoberta não é certeza da realização.
Precisam conscientizar-se desta nova realidade. Conscientizar-se dos talentos verdadeiros que possuem e munir-se de coragem, determinação, força de vontade para enfrentar todos os novos desafios que a mudança exige.

Perder o medo do erro. Arriscar-se um pouco mais. Ter ousadia. E ainda entregar-se a uma nova rotina de aprendizagem, preparação e treinamento constante.

Isso realmente é necessário, por que, afinal quem nos dias de hoje tem coragem de lagar velhos paradigmas e reinventar sua própria vida.

Coragem de escrever uma nova história. A sua própria história de vida!

É essa história que você constrói e escreve diariamente. Ela é sua história de vida!
Para mostrar isso, vou usar esta breve passagem: “A Magia do Show da Vida”.

O Show da Vida é o que acontece neste exato instante que você acaba de ler este texto. Desde que você tome consciência da importância deste momento. Viva e sinta o momento. Ele é o seu momento!

Você pode fazer deste show, um show que também irá alegrar muitas pessoas. Poderá mudar a vida de muitas pessoas sendo o que você é da melhor maneira possível!

Pare só por um instante tudo o que está fazendo e observe a você mesmo (a). Sinta a presença do seu corpo, da sua respiração. Observe atentamente o ambiente á sua volta.

Quem são as pessoas que estão aí perto? O que fazem e como interagem com você?
Pergunte-se: O que eu posso aprender com essas pessoas? Qual experiência elas podem trocar contigo?
Mas pense principalmente: O que eu tenho para oferecer de bom a cada destas pessoas que se aproximam de mim?
Qual é o meu melhor que posso compartilhar com o mundo?

Esta é uma maneira simples de você descobrir a verdadeira razão da sua existência e cumprir de maneira magnífica a sua Missão.
Ponto! Você acaba de descobrir como fazer o seu Show da vida!

Faça diferença na vida das pessoas...

Dica de texto para agradar um amigo... http://psicologiadopensamento.blogspot.com/2010/07/esta-esquecendo-de-tudo.html

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Qual é o seu valor?


O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. (Fernando Pessoa)


Pare! Leia e Pense!

Alguma vez você parou para analisar qual é seu valor?

Não estou me referindo a valores éticos e morais. Mas seu valor monetário, medido em dinheiro, pelo que você faz, representa para o mundo e a sociedade, seu conhecimento.

Se você tivesse que estabelecer um preço. Não pela sua vida. Isso eu sei e concordo que não tem preço. Mas pelo conhecimento que adquiriu durante sua vida. Por aquilo que seu conhecimento, sua experiência de vida e profissional, suas habilidades e competências podem agregar a uma organização, seja com um trabalho meramente braçal, seu trabalho intelectual, suas idéias, planos e projetos.

Ah eu sei que é difícil.

Então, analise esta situação comigo!

Eu estava numa sala de espera para uma reunião numa empresa, quando encontrei um dos atuais executivos da empresa, que no passado já fora colega de trabalho numa organização.

Após cumprimentos, comentários corriqueiros, como: "Quanto tempo?", "O que anda fazendo?" "Como está a família?" etc.

Quando falei que estou fazer o curso de Psicologia, que tenho uma coluna em um jornal, e que realizo palestras.
Os olhos desse "amigo" até brilharam, já com uma pergunta pronta: Faz palestras? Em que área?
- Motivação, Superação de Limites, Mudanças Pessoais, Vendas, Marketing, etc, etc.
- Bom Saber disso! Então você poderia fazer uma palestra aqui na empresa!

- Sim, claro, será um prazer! Vamos definir os objetivos e um tema, uma agenda e eu lhe passo a proposta para aprovação e fechamos o contrato.

- Ah, mas você vai querer me cobrar para fazer uma palestra aqui na empresa?

- Lógico. Afinal de contas este é meu trabalho.
- Hum, ai não sei se a diretoria vai aprovar.

- Entendo! Podemos trocar, por produtos da sua empresa. Eu necessito de uns três Notebooks, de ultima geração que vocês vendem aqui. Você não vai cobrar por eles, certo?

- Claro que sim. Não podemos fazer uma doação assim, sem que seja algo que nos dê pelo menos um retorno na área de responsabilidade social. E tem que fazer parte do nosso plano de Marketing.

- Entendi! Então pense. Meu trabalho e conhecimento podem ser disponibilizados para sua empresa, para ajudar a plantar uma semente de motivação nos seus colaboradores gratuitamente. Ajudar toda uma empresa vender mais.

Mas os seus produtos tem que trazer algum retorno, mesmo que seja institucional. Qual a diferença?

... Um longo silêncio... A conversa mudou de rumo...

Bom, eu quis contar este rápido episódio, para mostrar, quanto é importante você também ter noção de seu valor, do preço do seu trabalho, do seu conhecimento, sua experiência acumulada.

A resposta, dada nesse diálogo, foi inspirada numa pequena parábola que há anos circula na internet, que agora compartilho com você:

Certa vez um famoso conferencista começou um seminário segurando uma nota de 20 dólares. Numa sala com 200 pessoas, ele perguntou:

– Quem quer esta nota de 20 dólares?

Mãos começavam a erguer-se quando ele disse:

– Eu darei esta nota a um de vocês, mas, primeiro, deixem-me fazer isto. Então, ele amassou a nota. E perguntou outra vez:

– Quem ainda quer esta nota?
As mãos continuaram erguidas.

– Bom! E se eu fizer isto? Disse ele. Deixando a nota cair, pisou nela e começou a esfregá-la contra o chão.
Depois pegou a nota, agora imunda e amassada, e perguntou:

– E agora? Quem ainda quer esta nota?
Todas as mãos permaneceram erguidas.

– Meus amigos, todos devemos aprender esta lição: não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês ainda irão querer esta cédula, porque ela não perde o valor. Ela sempre valerá 20 dólares.

E continuou:

– Pois é! Essa situação também se dá conosco.

Muitas vezes, em sua vida, você é amassado, pisoteado e poderá ficar sujo por decisões que tomou ou pelas circunstâncias que vêm em seus caminhos. E, assim, poderá até ficar se sentindo desvalorizado, sem importância.

– Porém, creia, não importa o que aconteceu ou o que acontecerá, jamais perderá seu valor. Quer você esteja sujo, quer esteja limpo, quer amassado ou inteiro, nada disso altera a sua importância, seu próprio valor.
Não importa o que aconteça em sua vida, seus conhecimentos são seus e valem quanto você os usa.

Só pensa quem tem conhecimento...

Faça diferença na vida das pessoas e na sua também...

indique esse texto para seus amigos e empresa...

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Corrente da felicidade



Você sabe agradar uma mulher?

Corrente da felicidade

Que bom eu ter a oportunidade de estar aqui com você novamente.

Ainda poder conversar com você sobre algo que aprendemos e constantemente reforçamos: a idéia de que a felicidade depende de cada um de nós.

Porém, me surge uma pergunta sobre este ponto: será que não existe uma fórmula de fazermos ou pelo menos de estimular alguém a ser feliz?

Eu imagino que podemos fazer algo mais, para alguém próximo, alguém que simplesmente cruze nosso caminho e tornar essa pessoa um pouco mais feliz.

Quero te propor um desafio: Você gostaria de tentar fazer isso?

Deixo bem claro que não é uma obrigação ou uma imposição. É simplesmente uma sugestão. Melhor, é uma experiência, e espero que você consiga praticá-la e depois me contar o resultado.

Algumas dicas então: Lembre-se que nossos atos falam muito mais alto que palavras! O que alguém faz ao outro fica gravado com maior facilidade do que simples palavras.
Então, que tal encarar esse desafio e tentar, hoje, somente hoje passar por essa experiência e deixar sua marca registrada em alguém?
Pode ser com um amigo, seu companheiro (a), filhos, parentes, Pai ou mãe ou irmão. Ou simplesmente uma pessoa completamente estranha com quem se encontre pela primeira vez ou que passe por acaso em seu caminho hoje!
Você poderia oferecer-lhe um gesto simples como emprestar-lhe um pouco do seu precioso e escasso tempo, para ouvir o que tem a lhe dizer. Quem sabe permitir um desabafo, sem pré julgar, sem querer dar conselhos não solicitados.
Já pensou em elogiar o trabalho de um gari, que varre a rua para você passar no trajeto de casa ao trabalho?

Um abraço sincero e desinteressado num colega de sala ou de trabalho e dizer a ele ou ela quanto à vida dela é importante.

Por isso que hoje proponho um programa diferente. Um simples exercício de tentar fazer alguém FELIZ.

Posso contar com tua ajuda?

Lembre-se: Faça diferença na vida das pessoas e na sua também...

Clic aqui e veja a dica de leitura de hoje

Você se considera importante?

Você se considera importante?

Você sabe exatamente, por que você acordou hoje?

Só por que o despertador tocou? Um compromisso com o relógio ponto da empresa? Horário para começar uma aula?
Motivos, muitos motivos, nos arremessam para fora da cama, todas as manhãs. Alguns mais cedo, outros mais tarde, mas todos acabam acordando e saindo da cama, mesmo com esse frio que está em todo Brasil.
Mas o motivo que nos leva fazer isto é realmente importante, ou faz parte de uma rotina à qual já nos acostumamos? E se hoje, melhor, amanhã, você simplesmente resolver não acordar, ou pelo menos ficar mais tempo na cama, apenas por que sentiu uma vontade enorme de ficar ali? O que irá acontecer? Quais seriam as consequências?

E se dedicar esse tempo somente para você, for muito mais importante do que todos os outros motivos que fazem você sair da cama todas as manhãs. O que você faria?

Entendo que nem sempre conseguimos uma justificativa muito forte para fazer o que realmente gostaríamos fazer!
Vou contar uma historinha para você!

Certa vez um homem queria largar tudo para viver uma vida mais espiritual, mas alegava que a família o amava demais para deixá-lo ir.

Por isso seu amigo o questionou:

- Amor? Isto não é absolutamente amor. Ouça!

Revelando então um segredo de ioga, pelo qual ele poderia fingir estar morto.
No dia seguinte, o homem estava morto por todas as aparências exteriores, e, em sua casa ouvia-se o choro e lamento de toda família.

Nesse instante, o amigo apareceu e disse á família em pranto, que ele tinha o poder de trazer seu amado parente de volta à vida se houvesse entre eles, alguém que morresse em seu lugar.

- Tem aqui algum voluntário para fazer a troca? – pergunto o amigo á todos os presentes.

Para espanto do “defunto”, cada membro da família começou a enumerar razões por que era necessário conservar sua própria vida. Sua esposa resumiu os sentimentos de todos com uma frase:

- Não há necessidade real de ninguém tomar o lugar dele, Nós nos arranjamos sem ele.

E então, tem alguma razão para não fazer o que realmente é importante para você mesmo?

Faça diferença na vida das pessoas e na sua também...

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Como está sua comunicação?



A comunicação

“As pessoas à sua volta, sabem exatamente o que você deseja o que lhe satisfaz e o que lhe desagrada por algum motivo”?
Como você se sente, quando alguém lhe faz ou diz algo ao contrário do que você gostaria que fizessem ou falassem?
É sobre um grave problema que afeta grande parte da humanidade, que eu vou falar a você hoje. Apesar da grande evolução tecnológica disponível.

Isto se chama: Comunicação.
A falta dela tem causado tantos problemas, rupturas e rompimentos entre pessoas, organizações e até mesmo entre nações.

Para você ter uma idéia do que estou falando, vou contar uma historinha, que me foi entreguem sem citação de autoria. Ela irá ilustrar para você, exatamente como isso acontece.

É uma cena comum na vida real.

Certa vez um casal tomava o café da manhã no dia de suas bodas de ouro. A mulher passou manteiga na casca do pão e entregou para o marido, ficando com o miolo.

Ela pensou: “Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais meu marido e por cinquenta anos, sempre dei o miolo. Mas hoje quis satisfazer meu desejo. Acho justo que eu coma o miolo pelo menos uma vez na vida”.

Para sua imediata surpresa, o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele disse:

- Muito obrigado por este presente, meu amor. Durante cinquenta anos, sempre desejei comer a casca do pão, mas como você sempre gostou tanto dela, jamais ousei pedir!

Você compreendeu o que falta em nossos dias?

Temos à nossa disposição, a internet, telefones sofisticados, até mesmo o velho e bom correio, enfim, todos os meios de comunicação à nossa disposição. Mas por incrível que possa lhe parecer, nos comunicamos cada vez menos.

Deixamos cada vez menos que os outros saibam de nós, o que realmente queremos, sentimos e desejamos. Da mesma maneira agimos assim em relação ao que os outros têm para nos dizer.

Cada vez mais ficamos à mercê da correria da vida moderna, sem nos darmos uma oportunidade de nos comunicar com o mundo à nossa volta.

Por isso peço: Não deixe de se comunicar com as pessoas hoje e sempre.

Faça a diferença na vida das pessoas....


Indique meu blog...

terça-feira, 13 de julho de 2010

Está esquecendo de tudo?




PILATES PARA O CÉREBRO




ESTÁ ESQUECIDO?

A partir dos trinta anos, em geral, começamos notar que temos pequenos esquecimentos:

• Como se chama este menino?

• A que horas era o encontro, as 5:00 ou 5:30?

• Minhas chaves, onde as deixei?

• Em que andar estou estacionado?

Mas nada como quando exclamamos..

Roubaram meu carro! Sem darmos conta de que saimos por outra porta do centro comercial.

Ainda que estes pequenos esquecimentos não afetem nossa vida, nos causam ansiedade.

Com terror, pensamos que o cérebro começa a converter-se em gelatina e nos preocupa ficar como a tia idosa, que recorda com pequenos detalhes tudo sobre sua infância, mas não pode lembrar-se do que fez ontem ou mesmo esta manhã.

Se isto te parece familiar , não te preocupes, tem esperança.

Existem muitos mitos em que as pessoas, equivocadamente, relacionam a idade com a falta de memória.

Os neurocientistas têm comprovado que:

A perda de memória de curto prazo não se deve à idade ou à morte dos neurônios, que morrem mas se regeneram, senão à redução do número de conexões entre si, dos neurônios ou dentritos (ramos dos neurônios).

Isto sucede por uma simples razão: falta de uso. É muito simples. Assim como se atrofia um músculo sem uso, os dentritos também atrofiam se não se conectam com frequência, e a habilidade do cérebro para receber nova informação se reduz.

É certo, o exercício ajuda muito a alertar a mente; também há vitaminas e remédios que aumentam e fortalecem a memória.

Entretanto, nada como fazer com que nosso cérebro fabrique seu própio alimento: As neurotrofinas.

AS NEUROTROFINAS

São moléculas que produzem e secretam as células nervosas e atuam como alimento para manterem-se saudáveis.

Quanto mais ativas estejam as células do cérebro, mais quantidade de neurotrofinas produzem e isto gera mais conexões entre as distintas áreas do cérebro.



QUE PODEMOS FAZER?

O que necessitamos é fazer pilates com os neurônios:

• esticá-los,

• surpreendê-los,

• sair de sua rotina,

• apresentar-lhes novidades inesperadas e divertidas através das emoções, do olfato, da visão, do tato, do paladar e da audição.

O resultado?

O cérebro se torna mais flexível,

mais ágil, e sua capacidade de memória aumenta.

PROVAVELMENTE VOCÊ PENSA…

Eu leio, trabalho, faço exercícios e mil coisas mais durante o dia, assim minha mente deve estar muito estimulada.

A verdade é que a vida da maioría de nós converte-se numa série de rotinas..

Pensa num dia ou semana comum e corrente.

Que há de diferente na sua rotina diária?

O caminho para o trabalho, a hora que comes ou regressas à casa, o tempo que passas no carro, o tempo e os programas que vê na tv?

AS ATIVIDADES ROTINEIRAS SÃO INCONSCIENTES

Fazem com que e cérebro funcione automaticamente e requeira um mínimo de energia.

As experiências passam pelas mesmas estradas neuronais já formadas.

Não há produção de neurotrofinas.

ALGUNS EXERCíCIOS QUE EXPANDEM SUBSTANCIALMENTE OS DENTRITOS E A PRODUÇÃO DE NEUROTROFINAS:

1. TENTE, pelos menos uma vez por semana, tomar uma ducha com os olhos fechados. Só com o tato, localizar as torneiras, ajustar a temperatura da água, pegar o sabonete, o champoo ou creme de barbear. Verás como tuas mãos notarão texturas que nunca havias percebido.

2. Utilize a mão NÃO dominante. Come, escreve, abre a pasta, escova os dentes, abre a gaveta com a mão que mais trabalho te custe usar.

3. Leia em voz alta: distintos circuitos serão ativados, além dos que usas para ler em silêncio.

4. Troque tuas rotas, passa por diferentes caminhos para ir ao trabalho ou para casa.

5. Modifique sua rotina. Faça coisas diferentes. Sai, conhece e fala com pessoas de diferente idades, trabalhos e ideologias. Experimenta o inesperado. Usa as escadas ao invés do elevador. Sai para o campo, caminha, ouça-o.

6. Mude a localização de algumas coisas. Saber onde tudo está, o cérebro já construiu um mapa. Mude, por exemplo, o recipiente de lixo de lugar, e você vai ver o número de vezes que vai atirá-lo no o antigo local.

7. APRENDA uma habilidade. Qualquer coisa; pode ser fotografia, culinária, yoga, estudar um novo idioma. Se você gosta de quebra-cabeças ou figuras, cubra um olho para perder a percepção de profundidade, de modo que o cérebro tenha que confiar e buscar outras rotas.

8. Identifique objetos. Coloque no carro uma chícara com várias moedas diferentes e tateie a mão para que, enquanto esteja parado em um semáforo, com os dedos trate de identificar cada uma.

Porque se não abrimos a mente e provamos esses exercicios tão simples que, de acordo com os estudos de Neurobiología do Duke University Medical Center, amplíam nossa memória?

Com sorte, nunca mais voltaremos a perguntar:

Onde dexei minhas chaves?



Faça diferença na vida das pessoas...

O som do coração



O som do coração

Quero apenas lembrar que você é resultado de um projeto completo. Você não foi criado para ser derrotado (a), muito menos para fracassar em seus planos.

Você é diferente de um automóvel por exemplo. Que necessita do seu dono ou usuário um tempo dedicado para fazer manutenção, conservação e mesmo realizar reparos quando alguma peça quebrar. Um automóvel, também tem que ser guiado por um motorista! E você, não necessita nada disso. Apenas depende da sua própria vontade, das suas atitudes para sair do lugar onde está e dirigir-se para onde bem quiser. Um automóvel, se não receber combustível, não funciona. Se deixar de lubrificar suas peças, elas se desgastam excessivamente e quebram. Você, mesmo que apresente alguma deficiência ou ausência de um membro, facilmente se adaptará á nova condição e pode ainda promover uma revolução no mundo, sendo diferente. 

Por isso digo: como é bom ser gente. Somos a melhor obra do Criador do Universo, não somos?
Temos inteligência própria, vontade própria, desejos, sentimentos. Coisa que outros seres vivos não têm. Sabemos estabelecer limites acima do que a natureza nos permite, simplesmente por que nossa vontade assim o determina. Por que nossas atitudes nos proporcionam. Mas também somos os únicos seres que podem permitir ser derrotados por nossos próprios pensamentos. Incrível não é? Basta apenas de nós mesmos nos dizermos que não somos capazes de certo feito, pronto, já nem tentamos mais. É quando então permitimos que opinião de outros nos desestimulem. Ai que não vai mesmo.

Somos altamente influenciáveis por outras pessoas. Aliás, muitas das vezes damos mais ouvidos ao que os outros dizem sobre nós e para nós, do que nosso íntimo fala com conhecimento de causa. E por que somos assim? Por que o criador nos dotou de um recurso maravilhoso, chamado de livre-arbítrio. Liberdade de escolher por nossa própria vontade.

Conheça uma historinha dum sapinho, ele era manco, quer dizer: Ele tinha dificuldades em se locomover. 

No entanto num dia de festividades em sua aldeia, resolveram fazer uma corrida para subir uma montanha próxima. Acontece que nesse dia de festa, fazia um calor muito forte, muitos dos sapinhos logo se cansaram e exaustos foram desistindo. A torcida logo gritava que ninguém iria chegar até o alto da montanha. Cada vez mais sapinhos abandonavam a empreitada.

Porém o nosso amiguinho sapinho manco, continuava, exausto também, mas continuava, mesmo com os gritos desanimadores da torcida.
Ao final todos haviam desistido da corrida, menos o sapinhos manco, que cruzou a linha de chega.
Ele foi muito aplaudido. Os torcedores mais afoitos chegaram para carregá-lo nos ombros de volta á aldeia.
Perguntando como havia ele vencido a corrida, mesmo sendo manco. Derrotando tantos outros sapos mais preparados.

Eis que fazem uma grande descoberta. O Sapinho Manco era completamente surdo. Por isso não ouvia os gritos de desânimo da torcida.

Como não ouvia aqueles que o desestimulavam, simplesmente fixou sua mente num objetivo. Cruzar a linha de chegada.

O cansaço e o calor foram obstáculos naturais, que ele estava determinado a superar.
Assim somos nós... Se dermos ouvidos aos gritos de desânimos dos outros sobre nossos projetos, nossas idéias, nossos planos. Corremos o risco de abandonar a corrida.


Então, faça de conta que você é um sapinho surdo e vá em busca de seus objetivos.

E cruze a linha de chegada.


Faça diferença na vida das pessoas

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Você vive no passado ou no presente?



Como foi seu dia de ontem?
Desejo então que na próxima vez que nos encontrarmos, o seu passado tenha melhorado.

Estranhou?

Então, imagine a seguinte situação: você dirigindo por uma estrada, apenas olhando o caminho pelo retrovisor, se guiando pelo caminho já percorrido.  Quer dizer olhando para as cenas dos lugares pelos quais você já passou! Agindo assim, você estará sujeito a se envolver em acidentes, por não prestar atenção na estrada pela qual segue. Em possíveis obstáculos, curvas perigosas que exigem uma redução na velocidade. Isso também não permitirá você tomar as decisões necessárias no tempo certo, como desviar de um buraco na pista, escolher a saída correta para chegar ao destino desejado.

Bom, não é meu objetivo dar uma aula de direção defensiva em automóveis para você.
Usei este exemplo para chamar atenção sobre um detalhe importante na vida!
Sobre a forma, como muitos dirigem a própria vida. Quero dizer: avançam pela estrada da vida olhando apenas pelo retrovisor, se orientam apenas pelo caminho já percorrido e não a percorrer.
Esta é uma atitude de quem vive apenas olhando para aquilo que já passou e toma grande parte de suas decisões baseadas nas experiências passadas. Se isso estiver acontecendo em algum momento com você. Sugiro tomar uma decisão muito importante e mudar de atitude imediatamente.  Começando a olhar para a estrada, prestar atenção de verdade no caminho. O retrovisor deve ser usado em algumas situações para ver se não fez nenhuma “barbeiragem”. Ou se algo se aproxima para ultrapassá-lo.  Mas nenhuma decisão importante deve ser tomada por causa daquilo que já passou. Deve sempre ser baseada naquilo que está na sua frente.  Preste atenção na estrada, na paisagem que tem pela frente, nas possibilidades que o caminho apresenta realmente. Claro que nele também podem ocorrer situações reais de perigo, dos quais desviará a tempo.  Não deixará passar um novo caminho que poderá levar você mais próximo ou mais rápido ao seu destino. Ainda poderá encontrar alguém durante a viagem que necessitará de carona, ou de um socorro, para seguir viagem. Ainda poderá apreciar melhor cada instante da viagem, seguindo orientação das sinalizações de velocidade e obstáculos.  Não esqueça que ao final de uma jornada você deverá saber, ou ter certeza que a viagem valeu à pena e levou você para mais próximos do seu objetivo. Para isso deve saber que pelo menos, dirigiu na direção certa o tempo todo.

Agora, para finalizar, quero deixar claro, que esta metáfora nada mais é do que um toque para que não deixe que nossa vida hoje, seja simplesmente um reflexo daquilo que aconteceu contigo no passado. Ele não poderá ser resgatado. Foi sim, uma escola, que tenha lhe trazido experiências e aprendizados. Mas nunca a causa de seus medos atuais ou motivador para não tomar uma decisão mais ousada. 

Afinal, este momento, o dia de hoje é tem um nome especial! É chamado de PRESENTE.

Por isso mesmo que deve valorizá-lo, pela oportunidade que é de escolher seu caminho. Escolher a velocidade e o destino. Mas especialmente escolher em companhia de quem gostaria de viajar.

Olhe pra frente. Dirija-se para onde teus sonhos levarem. Com metas definidas e um destino claro para buscar.

Faça diferença na vida das pessoas

Indique meu Blog: http://www.psicologiadopensamento.blogspor.com/

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A energia da palavra


A grande força do universo está na palavra

Você está pronto(a) para criar o universo hoje?
Como é que você gostaria que ele fosse? Que atributos você quer colocar nele, para que atenda exatamente suas expectativas de criador (a)?

Ah, sei... Você não quer esse tipo de responsabilidade pra si, não é mesmo? Afinal de contas, essa proposta parece a mais insana que eu já poderia propor para alguém. Algo como: seja DEUS apenas hoje!
Mas a verdade é que cada pensamento seu, cada emoção, todo conceito que você deixa enraizar em si, é quem determina o que e quem você é. Assim, de fato, querendo ou não, você está criando seu universo. A pergunta que eu faço agora é: Você está interessado (a) em fazer isso conscientemente hoje?
Por exemplo. Se você quer menos raiva em sua vida, precisa de alguma forma começar a ser mais paciente. Se quiser mais amor, precisa inevitavelmente começar a amar mais. Quer ter um circulo maior de amigos? Comece sendo amigo (a) em primeiro lugar. Preste atenção: quando você está de mau humor, alguma coisa desagradável acontecerá para satisfazer sua necessidade de reclamar. Isso não é uma questão de recompensa ou castigo, é apenas como as coisas funcionam na realidade.

A palavra tem uma energia, e essa energia pode ser negativa ou positiva, tudo vai depender de como a sua percepção esta. Existem momentos em que uma palavra não faz nenhum sentido e em outros momentos essa mesma palavra pode mudar nossa vida, a palavra foi à mesma, mas o que mudou foi à maneira que você percebeu essa energia, e traduziu em uma força positiva.


Então, vai colocar as coisas para funcionar? Está pronto para criar seu próprio universo hoje?

Bem, eu imagino que para você, como para a maioria das pessoas “normais” esta resposta vai variar de um dia para outro. Mas, tudo bem, pois mesmo quando você achar que não está apto (a) para essa tarefa, o universo fará com ela aconteça de qualquer forma. Você apenas terá que se conformar com o resultado, mesmo não sendo exatamente aquele que supôs merecer. 
Não quer sujeitar-se aos resultados aleatórios que o universo vai realizar para você? Então, trate imediatamente de criar o seu universo, conforme acabei de mostrar a você.


Cadastre-se em meu blog e receba as novidades por email: mariopalestras@hotmail.com

Sentado sobre um tesouro


“Eu estava sentado sobre um tesouro e reclamava por que tinha que cavar para chegar a ele”.

Você alguma vez sentiu-se fazendo algo, com muita determinação, para alcançar um determinado objetivo, que depois descobriu que aquele objetivo jamais seria alcançado. Com isso foi tomado por um profundo sentimento de frustração?

Se isso já te aconteceu, quero que venha comigo, por que vou lhe apresentar à Maura.

Vamos embarcar nessa viagem?

Maura trabalha como auxiliar do gerente de produção de uma indústria de óleos essenciais. Esses óleos que são extraídos de diversos vegetais, utilizados em indústrias químicas, farmacêuticas e cosméticas.  Por isso, secretamente Maura alimentava um sonho de conhecer as perfumarias francesas. No entanto como era de origem humilde e seu salário, mal dava para cobrir suas despesas pessoais e ajudar nas despesas da casa de seus pais, ela nunca alimentava com força seu próprio sonho. Aliás, muitas vezes fazia questão de sufocá-lo mesmo. Sua condição na verdade foi mais um motivo, para permitir um relacionamento, com Franck, um senhor de meia idade, de origem alemã, que em visita a fabrica, resolveu aproximar-se dela. Maura, levada por um estado de carência, encantada com a possibilidade de conhecer outros países, pelas promessas de viagens feitas por Franck, acabou se envolvendo, apaixonou-se por ele e logo partiram do Brasil, para morar na Alemanha. O sonho durou pouco mais de dois anos e meio. Quando um dia volta para casa dos pais e tenta recuperar seu emprego na indústria de óleos, onde foi novamente empregada, pelo conhecimento e experiência que possuía. Após essa aventura e desilusão amorosa, tornou-se uma pessoa bastante amarga. Reclamava de tudo da vida, da má sorte inclusive no amor. Sempre que permitiam falar, reclamava do tempo perdido, principalmente das longas horas que se dedicava a estudar alemão, uma exigência de Franck, para que ela pudesse viver com ele, naquele pais de “língua enrolada”, como fazia questão de frisar. Sua dedicação lhe rendera uma boa fluência na língua germânica, que agora também era motivo para reclamações. Por que na linha de produção, as pessoas mal falavam o próprio português.
Os meses passavam Maura recolhida em sua amargura, não queria saber de diversão, de sair, de conviver com os colegas do trabalho, fora do ambiente da empresa, em finais de semana. Nem saída de casa por isso. Sentia vergonha, de ter sido uma fada, que voltou para o casebre humilde da família na periferia da cidade.  Mas um dia, uma mudança iria acontecer. Chegou à fábrica um grupo de executivos estrangeiros, querendo conhecer os produtos daquela indústria, com interesse de iniciar um novo negócio de importação justamente para uma fabrica de cosméticos da Alemanha. Porém o diretor de negócios da empresa, único executivo daquela que falava inglês e Frances, fluentes e ainda falava um razoável Alemão estava em viagem pela índia, numa pesquisa de essências exóticas naquelas terras. Assim, não tinha ninguém na empresa que pudesse atender aqueles executivos alemães e conduzir uma negociação, nem sequer fazer uma apresentação adequada da linha de produção da empresa e seus processos refinados de extração de essências.

Quando a secretária da diretoria, já em avançado estágio de desespero, em busca de uma agência de interpretes na cidade. Lembrou-se da funcionária da produção, a Maura, que nas raras oportunidades que compartilhavam a mesma mesa no refeitório, só reclamava da intensa dedicação que tivera para aprender o tal alemão, que de nada lhe adiantava agora, se não como uma triste lembrança de um coração partido.
Esta recordação, das conversas, fez com que chamasse o presidente da empresa e lhe falasse, dessa jovem que poderia ser a "salvação da lavoura" na intermediação com os executivos estrangeiros.
O presidente imediatamente mandou chamar a moça na fabrica e solicitou que conduzisse a interpretação da conversa entre os executivos alemães e a diretoria da empresa.  A conversa foi um sucesso, o negócio acabou concretizado naquela mesma semana. E Maura, não voltou mais para a linha de produção. Foi conduzida à sala da diretoria, onde foi lhe dado uma mesa de trabalho e promovida à assistente, por causa da fluência na língua alemã, ela passou a intermediar todas as conversas com o cliente daquele país. 
No inicio do outro novo ano, recebeu da diretoria da empresa uma bolsa de estudos de secretária bilíngüe, numa universidade local, onde aprendeu e tornou-se fluente em duas novas línguas, inglês e Frances. 
Hoje, Maura é diretora na empresa e nesta viagem que acaba de fazer pela Europa foi conhecer as indústrias de perfumes e cosméticos em diversos países. Seu sonho, muitas vezes sufocado na juventude, está realizado. Muitos outros, maiores, brotaram depois deste. Maura está casada com o filho do presidente da empresa onde iniciou trabalhando como auxiliar de produção, mora numa linda casa num dos bairros mais nobres da cidade. Seus pais já mudaram do humilde casebre da periferia para um apartamento de classe média. Quando me encontrei com ela, nesta nova fase de sua vida, não resisti em lhe perguntar, se ainda havia mágoas das aulas de alemão.

A resposta que recebi junto com um lindo e encantador sorriso, muito raro no rosto de Maura no passado, foi: “Eu estava sentado sobre um tesouro e reclamava por que tinha que cavar para chegar a ele”.

Percebeu agora, que muitas perdas que você considera em sua vida na realidade são ganhos?


(Autor desconhecido)

quinta-feira, 8 de julho de 2010

A escolha - A estratégia - O compromisso - A celebração


Pensamento de hoje: Escolha – Estratégia – Compromisso - Celebração

Desejo que você tenha hoje, um dia especial, inspirador, cheio de luz, de alegrias, mas acima de tudo: Motivos para superar qualquer obstáculo que queira atravessar em seu caminho.
Pense comigo! Você já enfrentou um atoleiro? Essas poças de lama que impedem a passagem de um carro nas estradas de terra!
Se numa viagem você tem a infelicidade de cair num deles, geralmente você só conseguirá sair de lá sendo rebocado por um trator.  Bem, e se esse atoleiro é psicológico e acontece com sua vida?
Já conheci pessoas que ficaram presas numa teia de insatisfação, reclamando o tempo todo. Reclamando da vida que estão vivendo, no entanto pouco ou nada fazem para modificar esta situação.
Nada fazem, por que acreditam sinceramente que não há nada a ser feito para melhorar. É como o carro no atoleiro. Quanto mais acelera, mais as rodas patinam sem mover-se do lugar, mais afunda na lama.

Então me diga uma coisa: Existem soluções para sair do atoleiro?

Claro que sim. Primeiro imagine você andando no asfalto, sem buracos. Isso quer dizer criar um novo cenário em sua mente para afastar a visão negativa do momento. Se você visualizou essa possibilidade, já é hora de dar o passo mais corajoso dessa mudança. 
Quer ver?

Analisar a situação em que você se encontra olhado com a visão de quem está completamente fora, já transitando num asfalto. Admitir que realmente têm um problema e não fugir dessa realidade.
Pode ser uma situação ruim no trabalho, pode ser um relacionamento que está falido e apenas traz sofrimento para todos os envolvidos. Também pode ser uma momentânea crise financeira. 
Agora que você tenha admitido, reconhecida a situação como verdadeira, você pode se programar para os novos passos nessa mudança.

Esses passos são quatro ao todo:

- A escolha: Opte de forma positiva e ativa em mudar a situação!

- A Estratégia: Crie um plano realista para solucionar a situação, analisando cada etapa e assumindo o que está ao seu alcance realizar. Acredite que você é capaz de conseguir. Permita-se pedir ajuda se necessário.

- O Compromisso: Aja de acordo com seu plano, use determinação para concluí-lo, pois depende de você o resultado que deseja e vai alcançar. Mas, não tenha medo de refazer partes do plano e não desista jamais.

- Celebração: Dê a si mesmo a recompensa pela conquista. Afinal, você merece! Comemorar pequenas vitórias reforça o entusiasmo e a determinação para dar um novo passo.

Você tem alguma dúvida até aqui?
Então se pergunte sinceramente: Estou disposto a mudar algo nessa situação ou prefiro ficar como está, por que é melhor não arriscar?
Lembre-se que cabe só a você decidir o que quer fazer da sua vida de hoje em diante! Afinal, este é um momento que permitirá deixar definitivamente para traz, tudo que não agrega nada de bom em sua vida.

Estenda sua mão, peça ajuda, permita-se rebocar para fora do atoleiro!

Cadastre-se em meu blog
Mande um email para: mariopalestras@hotmail.com

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Qual é o seu valor?


O homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.
(François Rabelais)

Alguma vez você parou para analisar, que fazer aquilo que você acredita que seguir seu coração, confiar completamente em seus próprios instintos parece uma viagem bastante solitária?
Quando você chega a essa conclusão, ninguém além de você pode realmente determinar o curso correto para sua vida e para seu crescimento e desenvolvimento.  Mas o que muitas vezes não é considerado, que o conflito que ocorre, a falta de apoio e até mesmo a solidão é realmente resultado de você não seguir seus próprios caminhos. Aí, pode justamente cair numa armadilha do: “Ninguém me apóia, ninguém gosta de mim”, etc.  E isso acaba se tornado um mantra, repetido muitas e muitas vezes. Para algumas pessoas, por uma vida inteira. E o pior que ele não é realmente verdadeiro! Isso é a expressão e a reprodução de um trecho de um monólogo interior, escrito, dirigido e produzido por seu próprio ego. Porém aqui reside um perigo. Por que pode se tornar um hábito, dizer sempre a mesma coisa pra si mesmo, que isso se torna uma verdade e como tal acaba dirigindo sua vida.

Tem saída? Claro que tem!
Primeiro aceite a idéia de que, se você é fiel a você mesmo(a), pode haver pessoas que não te entendam, mas sempre encontrará aqueles que te ajudarão ao longo da vida. Para você entender como e por que isso acontece. Veja a seguinte situação: quando criança você tenta arduamente fazer parte da turma, mas seu esforço para adaptar-se apenas reforça pra si, o quanto você se sente diferente. Até que aconteça algo diferente, como por exemplo: você participar de uma atividade na escola ligada totalmente a seus interesses. Como uma feira de ciências e lá você encontra pessoas “muito legais” que se ligam a você apenas por você ser você mesmo (a).

Quando você descobrir realmente o que interessa à sua vida, você realmente seguir seu coração, saberá que as pessoas que te seguirem ou te admirarem, o farão pelo que e por quem você realmente é. Afinal de contas, é muito melhor, mais saudável e produtivo, ser admirado por algo significativo pra você do que o contrário. Afinal quem é que precisa de apoio para alguma coisa que na realidade você não deseja, ou não tenha afinidade. Por isso, seja ousado (a), corajoso (a), seja você mesmo (a), siga seu coração. Você pode descobrir que a única companhia que realmente precisa é você mesmo (a).



Meta de vida: Fazer diferença na vida das pessoas